Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 05 > Campus Sousa se mobiliza em defesa dos Institutos Federais

Campus Sousa se mobiliza em defesa dos Institutos Federais

Ato aconteceu de forma simultânea em todo país, na manhã desta segunda-feira (13)
por Clébio Melo publicado: 14/05/2019 15h17 última modificação: 16/05/2019 09h56
Exibir carrossel de imagens Foto: Saulo de Azevedo Freire Comunidade acadêmica do Campus Sousa participa de abraço simbólico na unidade São Gonçalo

A comunidade acadêmica do IFPB - Campus Sousa se mobilizou nas unidades São Gonçalo e Sede para participar do ato #AbraçoPelaEducação, organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A mobilização contra o bloqueio de recursos orçamentários feito pelo Ministério da Educação aconteceu nesta segunda-feira (13), em toda a Rede Federal no país.

Em Sousa, o evento foi realizado no intervalo das aulas do turno da manhã e teve o apoio de estudantes, gestores, técnicos administrativos e docentes. Na unidade São Gonçalo, o abraço simbólico foi na área externa do bloco pedagógico. Já na unidade Sede, o ato foi centralizado na entrada do prédio. Em ambos os espaços, houve a leitura da Nota oficial do Conif sobre o bloqueio do orçamento.

A estudante Mariana Beatriz Gomes da Silva, do 3° período do curso de Educação Física, falou durante o ato para os colegas discentes da instituição. Depois, comentou sobre a importância do IFPB para muitos jovens. "Eu acho que abraçar o Campus é demonstrar esse relacionamento de carinho, de amor, de necessidade que temos. Aqui, para muita gente, é a casa, é a família que a gente deixou bem longe para vir estudar em busca dos sonhos", disse. Servidores como a professora Gertrudes Melo também discursaram. "O movimento é uma causa de servidores e estudantes. Estamos todos lutando pela mesma razão: uma educação pública de qualidade", resumiu.

Em João Pessoa, o Reitor Nicácio Lopes afirmou que o corte atinge a matriz orçamentaria do IFPB no tocante ao pagamentos de despesas primarias. “Caso esse bloqueio se estabeleça de fato, a instituição só tem condições de sobreviver até setembro. Aqui no nosso Instituto, o corte foi de quase 40% no custeio”, falou.

O IFPB possuiu, atualmente, mais de 28 mil estudantes matriculados em mais de 100 cursos oferecidos desde a educação básica à pós-graduação. Atuando também nas áreas de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, o Instituto engaja quase 500 pesquisadores, dentre professores e estudantes em projetos de pesquisa, e mais de 300 extensionistas, dentre professores e estudantes em projetos com a comunidade e mais de 40 patentes registradas junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com DGCom

registrado em: , ,