Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 04 > Setor de psicologia abordará saúde mental em projeto no Campus

Setor de psicologia abordará saúde mental em projeto no Campus

Estudantes e servidores serão contemplados em rodas de conversa e oficinas
por Clébio Melo publicado: 12/04/2019 09h56 última modificação: 12/04/2019 10h19
Atividades serão iniciadas em maio de 2019

Depressão, ansiedade e síndrome do pânico são os principais problemas de saúde mental registrados, atualmente, no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que, em cada 100 pessoas, pelo menos 30 delas tenham ou venham a ter problemas. Os dados também geram preocupação nos ambientes de trabalho e escolar. No IFPB - Campus Sousa, a saúde mental será o foco de um projeto criado pelo setor de Psicologia, em atendimento a um ofício circular da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB (PRAE) sobre um plano de ações sistematizadas para 2019.

A partir do mês de maio, servidores e estudantes da instituição serão convidados a discutir o assunto em rodas e conversa e oficinas. De acordo com a psicóloga Vandelúcia Ferreira, a comunidade do Campus será dividida em três grupos para que as demandas possam ser melhor trabalhadas nas estratégias de abordagem: estudantes, docentes e técnicos administrativos. "É um trabalho preventivo que estamos tentando fazer. O objetivo principal é que as pessoas possam ter informação no sentido de buscar um profissional, de não ter preconceito com relação à doença", disse.

Para o desenvolvimento das atividades, um calendário de encontros foi criado para os servidores docentes e técnicos administrativos. Para participar, esses dois grupos precisam, antes, preencher um formulário online (disponível aqui).

LOCAISSEDE (manhã, às 9h)CAMPO (manhã, às 9h)CAMPO (tarde, às 14h)
TÉCNICOS 06/05 07/05 09/05
DOCENTES 13/05 14/05 16/05
TÉCNICOS 20/05 21/05 23/05
DOCENTES 27/05 28/05 30/05

No caso dos estudantes, de acordo com Vandelúcia, as ações serão em horários de aulas, que deverão ser negociados com os professores dos cursos presenciais do Campus Sousa.

As oficinas acontecerão no dia 22 de maio, na unidade São Gonçalo, entre 14h e 16h. Até o momento, segundo o setor de Psicologia, estão definidas as seguintes:

1. Música e Saúde, com o professor Leonardo Casarin Kaminski;

2. Sobre o cuidado com o outro, com Bivânia Araújo;

3. Movimento corporal, com Gertrudes Melo;

4. Desconstrução de padrões sociais, com Andreza Silva e Rayssa Almeida;

5. Eu me amo e quero cuidar de mim, com Pascalle Rocha.

Em janeiro, a PRAE enviou um ofício circular aos campi do IFPB com orientações acerca de um Plano de Ações Sistematizadas que será realizado pelos profissionais de Psicologia ao longo deste ano. "Saúde mental" é o primeiro tema, seguido de "cidadania e ética" e "mundo acadêmico e do trabalho", além de temas transversais.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações do Min. da Saúde