Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 04 > Campus cria grupo de apoio emocional e prevenção ao suicídio

Campus cria grupo de apoio emocional e prevenção ao suicídio

Espaço para acolhimento será na unidade São Gonçalo, em datas predefinidas
por Clébio Melo publicado: 09/04/2019 10h35 última modificação: 10/04/2019 10h38
Grupo trabalhará ações de elevação da autoestima dos estudantes como estratégia de prevenção ao suicídio

O IFPB - Campus Sousa contará, a partir do dia 11 de abril, com uma forte ferramenta de prevenção a suicídio, considerado tabu em muitos espaços da sociedade, inclusive nas escolas. Trata-se de um grupo criado para conversar frequentemente sobre o assunto, com informação qualificada, dinâmicas, discussões, acolhimento e ações de elevação da autoestima dos jovens. Todos os estudantes poderão participar de forma voluntária dos encontros presenciais marcados para acontecer ao longo de 2019.

A ideia da criação do grupo surgiu como resultado de uma ação desenvolvida no fim do ano passado, dentro da programação do Campus para a campanha Setembro Amarelo. O setor de Serviço Social espalhou urnas e formulários de adesão espontânea nas unidades Sede e São Gonçalo para que a comunidade escolar pudesse se manifestar sobre o que pensa do suicídio. 23 estudantes se sentiram à vontade para falar sobre o assunto e depositaram suas respostas.

O Grupo de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio - GAEPS funcionará atrelado ao Programa Permanente de Combate ao Bullying - PraPerCeBer. Em média, a cada 15 dias, haverá encontro presencial com atividades relacionadas ao tema. "É um grupo que vai ser conduzido pelo Serviço Social e pelo setor de Psicologia, mas que terá a participação de outros atores, como professores e palestrantes", lembrou Andreza Silva, assistente social do Campus Sousa.

Os encontros acontecerão sempre na unidade São Gonçalo, às 14h, em local previamente informado. Veja a agenda de datas dos encontros para 2019:

11/0425/0409/0523/0513/0618/071º/08
15/08 12/09 26/09 03/10 17/10 07/11 21/11

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser evitados através de ações de prevenção. "Hoje, o movimento é de que, quando você fala sobre esse assunto, está criando uma forma de prevenção. Então, possibilitar que exista um espaço de fala é, exatamente, andar nessa direção da prevenção", reforça Rayssa Almeida, assistente social do Campus Sousa.

Assessoria de comunicação do IFPB/Sousa