Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 02 > Professor do IFPB Campus Sousa ministra palestra no Canadá

Noticia

Professor do IFPB Campus Sousa ministra palestra no Canadá

Paulo Alves Wanderley falou sobre abelhas na universidade de Manitoba
por Clébio Melo publicado: 28/02/2019 11h28 última modificação: 28/02/2019 11h28
Foto: acervo pessoal/Paulo Wanderley Tema da palestra do professor Paulo Alves Wanderley foram as abelhas africanizadas

Tema da palestra do professor Paulo Alves Wanderley foram as abelhas africanizadas

Apicultores e pesquisadores do mundo inteiro têm enfrentado um problema em comum: a redução da população de abelhas. De acordo com o painel de biodiversidade da Organização das Nações Unidas (ONU), entre as causas que contribuem para o declínio das espécies estão a poluição, os pesticidas, espécies invasoras, doenças e mudanças climáticas. No semiárido do nordeste, por exemplo, o maior vilão das abelhas africanizadas tem sido um ácaro chamado Varroa destructor. A questão é tão grave que, segundo a ONU, a produção de alimentos no mundo pode ser afetada. 

Na última quarta-feira (27), a praga, que tem tirado o sono dos produtores nordestinos de mel, foi tema de uma palestra para cerca de 30 estudantes e pesquisadores na universidade de Manitoba, no Canadá. Quem ministrou foi o professor e coordenador do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPB - Campus Sousa, Paulo Alves Wanderley. Como o Brasil, aquele país também tem registrado redução na população de abelhas, devido a ação do Varroa. "Nós tivemos a oportunidade de expressar nossas opiniões e nossas ideias a respeito da pesquisa com abelhas e a respeito da situação da apicultura brasileira e também da necessidade de se trocar informações a respeito de novas tecnologias sobre o combate à praga", falou. Segundo o professor brasileiro, esse ácaro adere ao corpo das abelhas para sugar o sangue, abrindo espaço para a instalação de vírus e deixando os insetos frágeis.

Pesquisadores já descobriram que cerca de 2% das abelhas selvagens são responsáveis pela polinização de 80% das culturas agrícolas no mundo. Por isso, há cerca de dez anos, o Royal Geographical Society (Reino Unido) declarou as abelhas como os seres vivos mais importantes do planeta. 

Paulo visitou seis laboratórios de estudos sobre as abelhas e entrou em contato com procedimentos, novas tecnologias e metodologias de pesquisa que podem auxiliar os apicultores do sertão paraibano. A ideia da viagem também é estabelecer parcerias nas pesquisas e abrir oportunidades de intercâmbio para os estudantes do IFPB.

 

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa