Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 03 > Lançado programa de combate ao Bullying no Campus Sousa

Lançado programa de combate ao Bullying no Campus Sousa

Equipe vai coordenar ações a cada três meses em todos os cursos
por Clébio Melo publicado: 29/03/2018 09h40 última modificação: 11/04/2018 10h18
Exibir carrossel de imagens Programa foi aberto com uma palestra sobre o tema para estudantes dos cursos técnicos

O bullying, expressão utilizada para definir atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar, será enfrentado por um Programa Permanente no Instituto Federal da Paraíba - Campus Sousa. O lançamento aconteceu neste mês com uma palestra sobre o tema, dirigida, principalmente, a estudantes do ensino médio.

Uma reunião com parte da equipe da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) traçou as linhas gerais do Programa. O funcionamento, segundo Rayssa Almeida, assistente social e idealizadora, será através de ações diversas, a cada três meses, para que o diálogo sobre o bullying sempre esteja presente na rotina do Campus. "Os primeiros meses serão para a formação de base e apresentação do Programa para professores, técnicos administrativos e estudantes. Esse é um programa que precisa da comunidade escolar envolvida, porque sempre precisaremos de ideias", disse Rayssa.

Uma palestra foi organizada e apresentada para alunos no auditório da unidade São Gonçalo. A atividade esclareceu a origem da expressão, as características do bullying, quem são os personagens e como enfrentar o problema. No Brasil, um em cada dez estudantes é vítima frequente nas escolas. O dado foi retirado do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015. "Esse programa foi construído para oferecer à comunidade discente uma discussão, um debate, para tentar minimizar essa prática desrespeitosa", destacou Joserlan Moreira, diretor de Desenvolvimento do Ensino.

O "PraPerCeBer" - Programa Permanente de Combate ao Bullying, será desenvolvido com base na Lei Nº 13.185, que instituiu, em 2016, o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa

registrado em: ,