Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 03 > Evento em Educação Física aborda violência no ambiente escolar

Evento em Educação Física aborda violência no ambiente escolar

I EEFALP teve dois dias de programação com palestras e minicursos
por Clébio Melo publicado: 12/03/2018 21h50 última modificação: 29/03/2018 09h40
Exibir carrossel de imagens Professores discutiram o tema com estudantes e profissionais da área

Professores discutiram o tema com estudantes e profissionais da área

Terminou, no último fim de semana, o I Encontro de Educação Física do Alto Sertão Paraibano. O evento foi organizado pela turma do 6° período do curso superior de licenciatura em Educação Física do IFPB - Campus Sousa. Na programação de encerramento, professores e participantes discutiram a violência nas escolas. Em 2015, um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostrou que metade dos professores já haviam presenciado agressão de alunos contra profissionais do ambiente escolar.

Pâmela Karina Góis é professora do curso e foi uma das palestrantes do evento. Na exposição que fez para estudantes e profissionais da área, falou sobre os vários tipos de violência, com destaque para o bullying, e leu trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, criado há quase 28 anos. Ela provocou na plateia uma oportunidade de reflexão sobre o problema que afeta, de alguma forma, todas as pessoas no Brasil. "A violência tem solução. Como é histórica, ela depende do que cada sociedade produz. Então, se uma sociedade produz uma cultura de paz, a tendência é que a violência acabe," falou.

A violência que surge em casa, nas relações familiares desde a infância, também foi abordada como origem de situações que chegam até as salas de aula. Pâmela fez referência à Lei n° 13.010/2014, chamada informalmente de "Lei da Palmada", que proíbe pais de aplicarem castigos físicos para educar os filhos.

As discussões no auditório da unidade São Gonçalo só foram interrompidas para uma apresentação cultural de uma turma do curso técnico integrado de Meio Ambiente. Os alunos fazem parte de um coral que está em formação nas aulas de artes. O grupo cantou a música "É preciso saber viver", composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que fez sucesso na década de 1970 e, até hoje, desperta emoção em pessoas de todas as idades.

No retorno das atividades, uma mesa foi formada para continuar no tema. Três professores do próprio Campus se revezaram para responder às perguntas da plateia. Saulo de Azevedo, professor de sociologia, foi um deles e destacou a preocupação com a formação humana nas licenciaturas do Campus Sousa. "Eventos como esse são sempre louváveis. É interessante que continuem a acontecer e que os alunos estejam tomando a frente deles", disse.

Dois minicursos foram realizados durante o evento: um sobre treinamento físico aplicado a ginástica de academia e outro sobre metodologia do basquetebol.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa

*Atualizado em 17/03/2018