Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 03 > 8 de março é comemorado com debates no Campus

Noticia

8 de março é comemorado com debates no Campus

Momento, na unidade São Gonçalo, foi coordenado pela equipe pedagógica
por Clébio Melo publicado: 08/03/2018 20h27 última modificação: 12/03/2018 21h51
Palestrantes discutiram a violência doméstica sob vários aspectos

Palestrantes discutiram a violência doméstica sob vários aspectos

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado com uma mesa-redonda no IFPB - Campus Sousa. Em pauta, um assunto recorrente que elas consideram importante que seja retomado a todo instante: a violência doméstica. Homens e mulheres presentes foram provocados a refletir sobra as causas e, principalmente, formas de combate.

O evento foi pensado pela Coordenação Pedagógica para servidoras e funcionárias das empresas que prestam serviço ao IFPB. A mediadora da conversa foi Bivânia Araújo, pedagoga do Campus. Ela introduziu o assunto citando um dado alarmante: todo dia, 13 mulheres são assassinadas no Brasil. Como complemento, destacou casos que aconteceram na Paraíba recentemente.

Três profissionais de áreas distintas foram convidadas para falar sobre o tema. Uma delas foi Yvna Cordeiro, delegada da mulher na cidade de Cajazeiras - PB. Num tom de conversa informal, ela explicou como a rede de proteção à mulher vítima de violência funciona, fez um resumo da lei Maria da Penha e listou formas de como cada pessoa pode ajudar a enfrentar o problema. "Todos nós podemos fazer denúncias, sejam pessoais ou por telefones anônimos. Além de conhecermos um pouco da lei, sobre o fato da violência, estamos num momento de conscientização e propagação de ideias", enfatizou.

Todos no auditório da unidade assistiram a um vídeo que viralizou nas redes sociais em 2017 em apoio ao movimento mundialmente conhecido como "Eles Por Elas", da ONU Mulheres. O material mostra as reações das pessoas ao ouvirem denúncias reais de violência recebidas pela Polícia Militar de Santa Catarina. Com pouco mais de sete minutos, apenas, a ação emocionou os espectadores.

Saúde foi outro aspecto comentado pelas participantes. A enfermeira do Campus Sousa, Pascalle Rocha, e a psicóloga convidada Gorete Sarmento falaram sobre os impactos da violência na mulher, formas de tratamento de traumas, empoderamento e cuidados com a saúde. Todo o momento foi intitulado como "O desafio de ser mulher".

No fim do evento, a programação reservou espaço para as comemorações das conquistas históricas das mulheres e uma confraternização, com lanche e sorteio de brindes. 

 

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa