Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 02 > História de ex-aluna do Proeja/Agroindústria é publicada em livro

História de ex-aluna do Proeja/Agroindústria é publicada em livro

Maria de Fátima relatou experiências vivenciadas no Campus Sousa
por Clébio Melo publicado: 23/02/2018 10h41 última modificação: 28/02/2018 09h54
Exibir carrossel de imagens O Programa tem dez anos de funcionamento no Brasil

O Programa tem dez anos de funcionamento no Brasil

O texto de uma ex-estudante do curso Proeja/Agroindústria do IFPB Campus Sousa foi publicado num livro organizado Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A obra reúne narrativas pessoais de momentos marcantes para estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular e foi editado em comemoração aos dez anos do Programa no Brasil.

Maria de Fátima Soares Coelho tem 55 anos e estudou no Campus Sousa entre 2014 e 2016. No texto que escreveu, contou do apoio que recebeu dos colegas e servidores da Instituição para voltar aos estudos e relatou algumas dificuldades enfrentadas. "Quando pensava em desistir, lembrava que minha responsabilidade de mostrar para a sociedade a importância da educação era maior", disse.

O relato original da ex-aluna de Agroindústria foi fruto de uma atividade da disciplina de sociologia, ministrada pelo professor Júlio César Campos Ferreira. O texto foi exposto nos murais do IFPB e só chegou ao livro "Histórias que merecem ser contadas" porque alguns servidores gostaram da redação e ficaram sabendo de uma seleção para um livro. "Eu achei muito bonito o depoimento dela e a gente submeteu a um edital", explicou Heloíza Carneiro Barreto, professora do curso.

O lançamento do livro aconteceu em dezembro do ano passado, em Sapucaia do Sul (RS), mas os exemplares chegaram ao IFPB nesta semana. Desde 2013, o projeto Histórias que merecem ser Contadas reúne, em livros publicados semestralmente, relatos de estudantes do curso Técnico em Administração (EJA) do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. No último semestre de 2017, em comemoração aos dez anos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), a publicação foi além: trouxe histórias de alunos da rede federal de educação profissional de todo o Brasil, matriculados em cursos ofertados nesta modalidade de ensino.

A edição nacional reúne 30 histórias, de estudantes de instituições de Pernambuco, Brasília, São Paulo, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Exemplares da obra estão disponíveis nas bibliotecas do Campus.

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi criado pelo governo federal com objetivo de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do IFSul