Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 01 > Estudantes do IFPB conseguem aprovação para mestrados

Estudantes do IFPB conseguem aprovação para mestrados

Jovens aproveitaram as experiências em pesquisa e extensão para concorrer às vagas
por Clébio Melo publicado: 25/01/2018 15h45 última modificação: 25/01/2018 15h48
Exibir carrossel de imagens Caio Braga foi selecionado para estudar na Europa

Caio Braga foi selecionado para estudar na Europa

Aos 22 anos, Caio Braga está de malas quase prontas para uma nova experiência na vida acadêmica. Ele foi aprovado em 3º lugar no mestrado na área de ecologia aplicada na Universidade de Aveiro, em Portugal. Caio concluiu o curso superior de Tecnologia em Agroecologia no IFPB - Campus Sousa no ano passado. A viagem para a Europa está prevista para o mês que vem.

Ir para Portugal também foi uma escolha do jovem, já que foi aprovado em instituições de outros países no velho continente. Holanda, Itália, Inglaterra e Espanha passaram pela análise de Caio, que disse ter aproveitado ao máximo o tempo que passou enquanto aluno do Instituto Federal para fortalecer o currículo e concorrer em boas condições nos processos seletivos. "Eu tive duas monitorias e elas foram cruciais para eu entrar na seleção de Aveiro. Meu currículo estava sempre bom. Tudo isso, pelas chances que o Instituto me deu", reconheceu.

Outra que saiu do Campus Sousa direto para o mestrado foi Iza Sarmento. Ela também concluiu o curso de Agroecologia e foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Iza passou por cinco etapas até conquistar a vaga. "Vale salientar que a formação que tive durante o curso foi fundamental para essa aprovação. O IFPB sempre demonstrou bastante organização e agilidade em todos os aspectos, deixando-me muito grata e satisfeita com a instituição onde me formei", disse. A estudante pretende voltar para Paraíba e disseminar tudo o que aprendeu nas comunidades rurais.

Do curso de licenciatura em Química, pelo menos três estudantes partiram direto para pós-graduação, segundo a coordenação. Entre eles, está Aline Luccena, que cursa mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. A estudante também foi bastante ativa durante o curso no IFPB. Foi monitora de disciplina, participou de grupos de pesquisa e fez parte do Centro Acadêmico. "Tais atuações foram significativas em minha formação e no pleito pela vaga do mestrado", comentou.

Também conquistaram vagas em mestrados, em 2017, ex-alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Educação Física. Em Medicina Veterinária, dois estudantes foram aprovados para residência médica.

O IFPB ainda não possui um sistema de acompanhamento de egressos, mas oferece uma estrutura que dá o suporte necessário para as demandas do corpo discente. "A instituição prepara o aluno para o mundo de trabalho, mas também para a vida acadêmica, caso ele desperte a possibilidade de seguir. O IFPB fomenta o desenvolvimento da pesquisa e a participação dos estudantes em encontros", ressaltou Joserlan Moreira, diretor de Desenvolvimento do Ensino do Campus Sousa.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa