Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 12 > Participação no Simpif gera interesse dos alunos na pesquisa

Participação no Simpif gera interesse dos alunos na pesquisa

Campus Sousa recebeu 1º lugar em projeto na área de Ciências Exatas e da Terra
por Clébio Melo publicado: 07/12/2017 14h22 última modificação: 13/12/2017 15h47
Exibir carrossel de imagens Parte da equipe do Campus Sousa que participou dos eventos paralelos à Reditec 2017

Quem participou do II Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Simpif), já pode ter acesso ao certificado. O documento, segundo a organização do evento, está disponível online. O IFPB - Campus Sousa expôs projetos em stands no Centro de Convenções de João Pessoa, onde também aconteceu a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

O curso técnico em informática levou quatro projetos para a exposição. Entre eles, um protótipo de mictório inteligente, que pode detectar sinais de câncer de próstata, orientando os homens a procurar os serviços de saúde com antecedência.

O Campus Sousa também foi premiado com um trabalho de iniciação científica e tecnológica. O primeiro lugar na área de Ciências Exatas e da Terra foi para o curso superior de licenciatura em Química, com o título "Investigação de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de qualidade da água de poços do município de Sousa-PB para fins de potabilidade".

Para o professor Marcos Nascimento, que acompanhou um grupo de estudantes de Informática, a experiência de participação num grande evento como o Simpif já aumentou interesse por parte dos discentes. "Aquilo alimentou ainda mais o desejo deles por pesquisa. Para mim e para os alunos foi bem enriquecedor", disse.

Estão sendo emitidos certificados para os ouvintes, participantes dos minicursos/das oficinas; participantes da 3ª competição de robótica; Avaliadores de trabalhos escritos para o Simpif; Avaliadores dos trabalhos orais, apresentados no Simpif; Monitores; Trabalhos apresentados no Simpif, juntamente com os nomes dos autores.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa