Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 10 > Pesquisadores alertam sobre doença "silenciosa" em bovinos

Noticia

Pesquisadores alertam sobre doença "silenciosa" em bovinos

A hipocalcemia subclínica causa diminuição na produtividade do rebanho
por Clébio Melo publicado: 04/10/2017 15h56 última modificação: 17/10/2017 19h16
Exibir carrossel de imagens Foto: divulgação Grupo do curso de Medicina Veterinária apresenta resultado de pesquisa para funcionários de uma empresa de laticínios de Sousa (PB)

Grupo do curso de Medicina Veterinária apresenta resultado de pesquisa para funcionários de uma empresa de laticínios de Sousa (PB)

Um projeto de iniciação científica desenvolvido no curso de Medicina Veterinária identificou a ocorrência de uma doença que pode afetar a produção de leite de vaca na região de Sousa (PB). Trata-se da hipocalcemia subclínica, que costuma afetar os animais antes e depois do parto. Por causa da queda no consumo alimentar, as vacas tendem a ter menos cálcio circulando no organismo. As consequências disso são a diminuição na produção de leite e da fertilidade, entre outras.

De acordo com os resultados da pesquisa, a hipocalcemia já atinge entre 37% e 41% do rebanho leiteiro na região. Para alertar os produtores, o grupo que coordenou o estudo apresentou uma palestra na última segunda-feira (02) no auditório de uma empresa de laticínios. O público-alvo foram técnicos da indústria e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER e da secretaria da Agricultura de Sousa. "É uma doença que ocorre no período de transição, antes do parto e após o parto, naqueles animais que não recebem suplementação mineral de forma adequada, não atendendo a suas necessidades", explicou Gilderlândio Pinheiro, estudante que participou da execução da pesquisa ao lado dos colegas Bismark Alves, Beatriz Dantas e Jéssica Monique dos Santos.

O orientador do grupo, o professor Daniel Cézar da Silva, chama a doença de "silenciosa", porque a maioria dos produtores não consegue diagnosticá-la pela ausência de sintomas claros. "Além de servir à população a partir do uso do instrumento da pesquisa para solucionar problemas relativos à produção de bovinos leiteiros na região, a iniciativa também aproxima os discentes do curso de Medicina Veterinária com as comunidades", destacou.

Segundo os especialistas, a hipocalcemia pode ser porta de entrada para outras doenças nas vacas leiteiras. Por isso, é importante que os produtores monitorem o rebanho constantemente. "A palestra despertou o interesse entre os participantes, que se comprometerem a reforçar parcerias no sentido de ampliar o alcance do projeto para outros produtores de leite da região", avaliou Daniel.

 

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa