Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 10 > Arborização é tema de seminário realizado no Campus Sousa

Noticia

Arborização é tema de seminário realizado no Campus Sousa

Evento, organizado pelo CREA-PB e Sebrae-Sousa, teve apoio do IFPB
por Clébio Melo publicado: 04/10/2017 09h57 última modificação: 04/10/2017 10h01
Seminário foi voltado a gestores municipais, estudantes e profissionais da área

Seminário foi voltado a gestores municipais, estudantes e profissionais da área

O auditório da unidade Sede do IFPB - Campus Sousa sediou, na última sexta-feira (29), um seminário sobre gestão ambiental. O evento foi promovido pelo Sebrae e pelo CREA-PB e teve o apoio do Instituto Federal por se tratar de um tema que dialoga com os cursos oferecidos na instituição.

Servidores, estudantes do IFPB e convidados acompanharam atentos à exposição do engenheiro agrônomo Anderson Leite Fontes Júnior, especialista em Meio Ambiente e Arborização Urbana e diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) Região Nordeste.

Anderson abordou temas como Resíduos Sólidos, Saneamento Básico e Licenciamento Ambiental, mas preferiu focar na arborização das cidades. Apresentou projetos que podem ser utilizados por municípios sertanejos e apontou as falhas mais comuns encontradas em espaços públicos no Brasil. Uma delas é bastante encontrada no sertão paraibano: o plantio de uma só espécie nas ruas, avenidas e praças. Por aqui, o "Nim" (ou "neem), espécie originária da Ásia, toma conta das paisagens urbanas e é o centro de discussões envolvendo estudiosos.

O seminário serviu, ainda, para apontar os benefícios de uma arborização correta, como estabilidade climática, qualidade do ar, conservação do asfalto, além do embelezamento das paisagens e de impactos positivos na saúde física e mental da população. "Sou formado em agronomia e tive que reaprender a gostar das árvores. Eu, hoje, sou um apaixonado por árvores", declarou Anderson.

O diretor-geral do Campus Sousa, Eliezer Siqueira, lembrou que o Instituto mantém um viveiro de mudas de árvores na unidade São Gonçalo. O setor pode vir a ser usado para fornecer exemplares em possíveis parcerias e cooperações. "A gente tem que enaltecer um evento como esse, porque está buscando não só recuperar o passado, mas fazendo do presente uma perspectiva de um futuro melhor para nós", disse.

 

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa