Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 08 > IFPB solicita patente de equipamento desenvolvido no Campus

Noticia

IFPB solicita patente de equipamento desenvolvido no Campus

Invenção foi um medidor eletrônico de escore corporal para bovinos
por Clébio Melo publicado: 02/08/2017 14h22 última modificação: 08/08/2017 17h15
Exibir carrossel de imagens Foto: Louis Hélvio Rolim de Britto Aparelho desenvolvido por professores do Campus Sousa tem por objetivo quantificar o estado nutricional de bovinos

Aparelho desenvolvido por professores do Campus Sousa tem por objetivo quantificar o estado nutricional de bovinos

Dois professores do IFPB - Campus Sousa estão trabalhando no aperfeiçoamento de um equipamento cadastrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para solicitação de patente por causa da inovação que representa. Trata-se de um aparelho digital para a medição de uma espécie de índice de massa dos bovinos. A invenção surgiu a partir da necessidade de um dos criadores durante as aulas e o desenvolvimento de pesquisas.

Na visão dos professores Marcos Nascimento e Louis Hélvio Rolim de Britto, a forma como o escore é medido atualmente é subjetiva e pode apresentar distorções. O escore da condição corporal (ECC) é uma avaliação das reservas corporais do animal e reflete o quanto ele está magro ou gordo, numa escala de 1 a 5. A avaliação do ECC baseia-se na inspeção (observação visual) e palpação de algumas regiões do corpo do animal, para verificação do conteúdo de massa muscular e gordura subcutânea. Essas regiões são as costelas, o lombo, a garupa e a inserção da cauda. 

Os testes feitos até agora indicam que o aparelho pode ser útil de várias formas. "Com essa informação, o produtor poderá identificar doenças precocemente, fazer um melhor acompanhamento da uniformidade nutricional do rebanho, praticar a escrituração zootécnica dos animais e favorecer a compra e venda dos animais, contribuindo para o aumento da renda na exploração racional da pecuária", explicou Antônio Gadelha, coordenador de Inovação Tecnológica do Campus.

Os desenvolvedores trabalham, agora, para que o aparelho possa auxiliar numa mudança de padrão da avaliação do ECC. "Nosso objetivo agora é produzir esse equipamento, calibrado, e que ele se torne uma referência para medir o escore dos animais", comentou o professor Marcos. "Essa invenção nossa é muito importante porque pode criar uma referência nacional, e quem sabe até mundial, para se medir o escore dos animais quando forem ser utilizados em pesquisas científicas", completou o professor Louis.

O INPI possui um guia básico para quem deseja buscar o direito a uma patente. O público-alvo é quem inventou uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, e para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. Ela pode ser uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU).


Clébio Melo - jornalista  do IFPB/Sousa, com informações da Embrapa

*Alterado em 08/08/2017

registrado em: , ,