Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 08 > Estudantes de dois cursos participam de visitas técnicas

Estudantes de dois cursos participam de visitas técnicas

Atividades aconteceram em cidades do brejo paraibano e no interior do Ceará
por Clébio Melo publicado: 30/08/2017 17h00 última modificação: 05/09/2017 17h08
Exibir carrossel de imagens Foto cedida por Selma Feitosa Turma de Agroecologia vista municípios de
Areia, Bananeiras e Araruna

Turma de Agroecologia vista municípios de Areia, Bananeiras e Araruna

Estudantes dos cursos superiores de Agroecologia e Tecnologia de Alimentos, do IFPB - Campus Sousa, viajaram para cidades da Paraíba e do Ceará para participar de visitas técnicas. As atividades sempre são realizadas na companhia de professores em empresas e instituições e servem para proporcionar uma visão mais ampla sobre a futura profissão dos alunos.

Entre os dias 9 e 11 de agosto, uma turma de Agroecologia visitou as cidades de Areia, Araruna e Bananeiras, na região do brejo paraibano. Os jovens conheceram aspectos de empreendimentos que atuam no turismo rural, com destaque para gastronomia e o patrimônio histórico e cultural. Foram visitadas comunidades rurais, engenhos, hotéis, restaurantes e reservas ecológicas. "Os estudantes foram muito participativos durante as práticas e consideram a atividade imprescindível para a qualidade e o aperfeiçoamento de seu aprendizado profissional e tecnológico", disse a professora Selma Feitosa, que acompanhou a turma.

Na semana seguinte, foi a vez de um grupo de estudantes de Tecnologia de Alimentos viajar até o Crato, no Ceará, para vivenciar novas experiências. A turma saiu do Campus Sousa com três visitas agendadas pela equipe do curso: uma confeitaria, um engenho de cana-de-açúcar e uma fábrica de refrigerante de caju. A observação presencial de vários procedimentos tem o potencial de aliar conteúdos num mesmo espaço. "São visitas que abrangem as disciplinas de cereais e panificação, tecnologia de bebidas, instalações industriais e tratamento de água e resíduos", explicou Dalany Menezes, coordenadora do curso.

Os professores reconhecem a importância desse instrumento de ensino na formação dos estudantes. "Consideramos, sob o ponto de vista acadêmico, que a visita técnica proporciona uma visão critica para o desenvolvimento da percepção e formação humana e profissional, o que contribui para a futura atuação de maneira eficiente", afirmou Selma.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa