Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 07 > Campus Sousa apoia produção de filme no sertão paraibano

Campus Sousa apoia produção de filme no sertão paraibano

"Quando Decidi Ficar" vai retratar a resistência da nova geração sertaneja
por Clébio Melo publicado: 07/07/2017 23h00 última modificação: 12/07/2017 10h25
Exibir carrossel de imagens Arte: divulgação Filme Quando Decidi Ficar será gravado em Sousa (PB)

Filme Quando Decidi Ficar será gravado em Sousa (PB)

O IFPB - Campus Sousa formalizou parceria para auxiliar na produção de um filme curta-metragem no interior da Paraíba. A proposta foi feita pelo cineasta cearense radicado em Sousa (PB) Maycon Carvalho e discutida na Coordenação de Extensão e Cultura do Instituto. O início das gravações está previsto para o fim de outubro deste ano, no sertão.

Quando Decidi Ficar contará a história de Do Carmo, uma mulher que, misteriosamente, surge na vida de um grupo de jovens que vive em um antigo pensionato e movimenta a cena artístico-cultural de uma cidade sertaneja. Nesse lugar, ela tentará curar seus hematomas físicos e suas feridas psicológicas. Perguntado sobre o motivo que o levou a escolher a temática da obra, Maycon respondeu: "Para refletir sobre as vivências do novo sertão que se transforma tanto socialmente como culturalmente diante do olhar dos jovens."

Será o segundo filme de Maycon, que tem 28 anos e já produziu outro curta de ficção bastante premiado: Um poema com café. "Também tinha como protagonista uma mulher. Ela era divorciada, mas cuidava do ex-sogro, paralitico, e do filho rebelde. Diante disso, ela criava outras realidades para fugir da sua rotina familiar", contou.

Atualmente, o diretor busca captação de dinheiro e parcerias para a realização do projeto. A ideia foi cadastrada num site de financiamento coletivo e conseguiu mais de um terço da verba pretendida com a campanha. O Campus Sousa se comprometeu a facilitar parte da logística para as gravações. Vai transportar e hospedar membros da equipe que virão de outras cidades. O apoio à produção cinematográfica regional pode trazer de volta à Instituição um projeto de entretenimento que funcionava muito bem em anos anteriores. "No passado, a gente costumava fazer apresentações de cinema para o pessoal dos alojamentos. É preciso até rever isso", lembrou o diretor-geral do Campus Sousa, Eliezer Siqueira.

Em contrapartida ao apoio, o IFPB vai receber cópias do filme para inciar uma vidioteca e vai sediar oficinas de teatro para servidores, estudantes e para a comunidade externa. "Com essa parceria, a gente cumpre o papel de o Instituto fomentar cultura e o desenvolvimento tanto econômico quanto social da região", disse Pedro Couto, coordenador de Extensão e Cultura do Campus.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações da Assessoria de Comunicação do filme