Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Sousa recebe reunião ordinária do Conselho Superior do IFPB

Sousa recebe reunião ordinária do Conselho Superior do IFPB

Encontro foi solicitado durante o programa Reitoria Itinerante no Campus
por Clébio Melo publicado: 12/06/2017 18h29 última modificação: 14/06/2017 13h56
Exibir carrossel de imagens Reunião do Consuper acontece no interior do estado

Reunião do Consuper acontece no interior do estado

O IFPB - Campus Sousa foi a unidade escolhida para inaugurar um programa do Conselho Superior que deverá aproximar as discussões e decisões do órgão máximo do Instituto da comunidade de servidores e estudantes. Trata-se da interiorização das reuniões do Consuper. A mudança foi sugerida pelo servidor Francinaldo Lins de Figueiredo, durante a última Reitoria Itinerante na cidade sertaneja.

Na sexta-feira (09), a unidade Sede recebeu membros titulares e suplentes de todos os Campi no auditório para a 28ª reunião ordinária. O encontro foi aberto e comandado pelo reitor Nicácio Lopes, que aproveitou o momento para fazer um balanço da Reitoria Itinerante até o momento, após 50 viagens da caravana. "Foi uma marca muito emblemática porque, em cada reunião da Reitoria Itinerante, tem audiências com estudantes, servidores e dirigentes, para que a gente formate o plano de ações. Foram mais de seiscentas temáticas e, com muita satisfação, coloco que tivemos muitas realizações", disse. O destaque foi o recente investimento de R$ 100 mil anunciado para a aquisição de máquinas e equipamentos para os cursos superior de Tecnologia de Alimentos e técnicos em Agroindústria do Campus Sousa. Entre as outras ações citadas por Nicácio, estavam a solidificação da gestão participativa, a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a continuidade das obras em várias regiões do Estado e a nomeação de quase 700 novos servidores nos últimos anos.

Nem toda a pauta prevista para a reunião foi cumprida. As ausências justificadas de alguns membros do Consuper, que estavam na relatoria de processos, adiaram decisões para os próximos encontros. De acordo com o reitor, as alterações necessárias aconteceram, respeitado-se os prazos de cada processo. As apreciações que ocorreram obtiveram aprovação dos membros. Foi o caso do Regimento Interno da Comissão de Ética no uso de animais do Campus Sousa. "O documento está em completa simetria com todo o arcabouço legal e normativo que regulamenta a utilização de animais no âmbito da pesquisa e da extensão em nosso país", encaminhou para a votação Adriano Ferreira de Melo, relator do processo e diretor-geral do IFPB - Campus Soledade.  Confira a pauta completa.

O Conselho Superior é um órgão deliberativo e consultivo, funcionando como a instância máxima do IFPB. Atualmente é composto por 43 membros titulares e 38 suplentes e as reuniões têm como local oficial as dependências da Reitoria, em João Pessoa. "A nossa intenção é fazer com que haja uma alternância da realização da reunião do nosso Conselho Superior. Isso é muito bom porque a gente contempla todo o interior do Estado", concluiu Nicácio. O diretor-geral do Campus Sousa, Eliezer Siqueira, elogiou e agradeceu o pioneirismo da ação. "A gente tem que valorizar o processo de interiorização porque isso aproxima os nossos Campi e cria oportunidades", destacou.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa