Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 08 > TV faz cobertura dos Jogos Olímpicos pela internet em libras

TV faz cobertura dos Jogos Olímpicos pela internet em libras

publicado: 08/08/2016 13h46 última modificação: 10/08/2016 08h26
Canal de webTV em língua brasileira de sinais (libras), vinculado ao Ministério da Educação, faz a cobertura do maior evento esportivo do mundo.

Pela primeira vez a TV Ines, canal de webTV em língua brasileira de sinais (libras) vinculada ao Ministério da Educação, faz a cobertura do maior evento esportivo do mundo, os jogos olímpicos e paraolímpicos Rio 2016. De agosto a setembro, a comunidade surda brasileira terá a oportunidade de acompanhar partidas e disputas, ter informações sobre os atletas, acompanhar o quadro de medalhas, além de curiosidades e bastidores das competições.

A TV Ines é uma iniciativa do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), coordenada pela Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp). Além de libras, a emissora oferece legenda e locução para atender o direito à comunicação de cerca de 9,7 milhões de pessoas com dificuldade auditiva em todo o país.

A cobertura esportiva integrará os públicos surdo e ouvinte à grade das olimpíadas numa programação bilíngue, já que libras não é a simples gestualidade, e tem gramática, sintaxe e léxico próprios. A equipe é formada por 18 profissionais de televisão entre surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Ines.

TV Ines – O canal funciona na web 24 horas por dia, com transmissão de dados em tempo real (em streaming) e vídeo sob programação (on demand). A WebTV também está disponível por meio de aplicativos para celulares, tablets e televisões conectadas à internet. A grade de programação é eclética com foco na comunicação educativa. Além de esporte, a emissora aborda cultura, documentários, desenhos animados e tecnologia. A TV Ines dispõem ainda de aulas de libras e revistas eletrônicas. A parte de entretenimento tem um talk show em língua brasileira de sinais e filmes com legendas descritivas.

Conheça os programas da TV Ines

Assessoria de Comunicação Social do MEC