Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 08 > Idosos participam de projeto de extensão do curso de Educação Física

Idosos participam de projeto de extensão do curso de Educação Física

Atividades físicas e orientações acontecem em espaços públicos e são gratuitas
por Clébio Melo publicado: 02/08/2016 19h40 última modificação: 03/08/2016 10h43
Exibir carrossel de imagens Idosos da zona rural de Sousa (PB) recebem orientações sobre atividades físicas.

Idosos que moram no distrito de São Gonçalo, zona rural de Sousa (PB), foram convidados a participar de um novo projeto do curso de Educação Física do Campus do IFPB na cidade sertaneja. Com a orientação de professores e estudantes, eles estão sendo conscientizados acerca dos benefícios da prática regular de atividades físicas, como caminhada, ginástica, alongamento e dança.

A professora Gertrudes Melo é coordenadora do projeto “Mais Ativo”, que tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão do Instituto. Ela conta que as ações têm objetivos que vão além dos exercícios físicos ensinados aos mais velhos. “A política de extensão deve traduzir o compromisso social da Instituição com a comunidade. Adicionalmente, proporcionar um processo de formação cidadã dos discentes, por meio do contato com realidades concretas e troca de saberes de forma bidirecional”, disse.

No Brasil, segundo pesquisa do IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas. Mas, projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) indicam que uma em cada 9 pessoas no mundo já tem 60 anos ou mais. O estudo aponta, ainda, que, em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.

Em outubro de 2003, a lei nº 10.741, conhecida como Estatuto do Idoso, surgiu para regular direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil. São direitos como à vida, à previdência, à habitação e ao transporte, à saúde e assistência social, por exemplo. “No Brasil, o envelhecimento populacional pode ser considerado mais um problema do que uma conquista para a sociedade, já que, muitas vezes, a terceira idade não é vivida com qualidade, saúde e independência. Indubitavelmente, a prática regular de exercício físico é uma estratégia eficaz para contrapor essa realidade. Além disso, de acordo com o “Estatuto do Idoso”, o esporte e o lazer são direitos da terceira idade”, completou a professora Gertrudes.

Clébio Melo, jornalista do IFPB/Sousa, com informações da Secretaria Especial de Direitos Humanos