Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 08 > Campus Sousa inaugura Núcleo Clima com evento voltado ao semiárido

Campus Sousa inaugura Núcleo Clima com evento voltado ao semiárido

Programação conta com palestras, minicurso, concurso e exposições
por Clébio Melo publicado: 17/08/2016 15h24 última modificação: 19/08/2016 10h12
Exibir carrossel de imagens Evento aconteceu no auditório da unidade Sede

Evento aconteceu no auditório da unidade Sede

O Campus Sousa do IFPB conta, agora, com um Núcleo destinado aos estudos das questões ambientais, com destaque para três eixos: água, mudanças climáticas e energias renováveis. O lançamento oficial do Núcleo Clima aconteceu nesta terça-feira (17), no auditório da unidade Sede, como parte da programação do I SENERGIA SEMIÁRIDO.

A solenidade contou com palestras, mesa-redonda e exposições de projetos desenvolvidos no Campus. Na área do estacionamento, os participantes puderam conhecer o funcionamento do fogão solar e de fontes alternativas de energias. “O fogão [solar] tem como principal prerrogativa a redução do uso de lenha para cozinhar. Então, na medida em que você diminui o consumo de lenha, você favorece a floresta em pé, que continua produzindo oxigênio”, explicou o coordenador do curso de Meio Ambiente, José Guimarães.

Com sede fixa no prédio do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a coordenação do grupo traça projetos para serem trabalhados em Sousa e região. “O Núcleo, além de capacitar as pessoas, também tem o viés de unificar instituições e organizações que lidem com o mesmo conteúdo”, completoou a coordenadora do Núcleo, Lúcia Mara Figueiredo.

Durante o evento, também divulgado o resultado do concurso para a escolha da logomarca do curso Técnico em Meio Ambiente. O estudante José Carlos Sousa foi o vencedor, com um desenho criado com base nos elementos da natureza.

I SENERGIA SEMIÁRIDO - O evento foi pensado para divulgar o Núcleo entre a comunidade acadêmica e a população do alto sertão paraibano, através de cursos de formação, debates, mesas-redondas e exposições de tecnologias sociais.

O Seminário, que termina no dia 19 de agosto, é uma realização do Núcleo Clima do IFPB Campus Sousa, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, e tem o apoio do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), da Cáritas Brasileiras, da Misereor e do Projeto Semiárido Solar.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa