Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 07 > Plataforma de ensino de inglês possibilita cursos no exterior

Plataforma de ensino de inglês possibilita cursos no exterior

O curso é para alunos de graduação e pós-graduação da rede federal de ensino superior
publicado: 19/07/2016 09h19 última modificação: 19/07/2016 14h08

“Um dia, querendo ou não, a gente tem de sair de casa. Estou ansiosa.” A expectativa é da estudante Graciele Damasceno, 19 anos, que vai viajar para o exterior pela primeira vez. Natural de Cristalina, Goiás, a jovem vai passar 16 meses estudando no Canadá. Ela é uma dos dez alunos de institutos federais de educação, ciência e tecnologia selecionados em chamada pública do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para participar de intercâmbio em instituições canadenses, de setembro deste ano a dezembro de 2017.

Para ampliar os conhecimentos em inglês e concorrer à vaga, Graciele recorreu à plataforma My English Online, do Ministério da Educação. A ferramenta digital de ensino do idioma é oferecida por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um portal que prepara alunos da rede federal de ensino superior para os exames de proficiência em língua inglesa.

Com a ajuda do curso do MEC, Graciele, que nunca teve condições de fazer um curso de inglês particular, conseguiu se preparar para passar no Test of English as a Foreign Language (Toefl). O exame avalia a capacidade de compreensão de domínio do idioma para diversos usos, dentre eles os estudos universitários. “No My English Online encontrei diversos tópicos com que nunca havia tido contato antes. O preparatório para o Toefl e a integração da plataforma com o estudante são muito bons”, afirma a estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal Goiano, na cidade de Urutaí.

Assim como Graciele, Evandro Ramos, 23 anos, também estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, no campus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, recorreu aoMy English Online para fazer o Toefl. “Fiquei sabendo que existia essa ferramenta por meio dos editais do programa Ciência Sem Fronteiras. Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio e o teste de aptidão para o Toefl do My English Online me ajudou a realizar esse sonho”, avalia. Evandro sempre estudou em escolas públicas e para treinar inglês recorria a músicas na internet. “Eu não teria condições de pagar para fazer o Toefl”, observa.

My English Online está disponível desde 2012 para alunos da rede federal de ensino superior. De acordo com a coordenadora geral substituta de acompanhamento e monitoramento de resultados da Capes, Helena Albuquerque, até o momento 900 mil alunos foram beneficiados com este espaço de ensino de inglês e 400 mil testes do Toefl foram aplicados por meio dessa ferramenta. “Os estudantes contam com pacote de atividades de ensino da língua inglesa, como livros e exercícios interativos, além de acesso a revistas e dicionários”, destaca.

O curso digital do MEC é oferecido a alunos de graduação e pós-graduação da rede federal de ensino superior público. Estudantes de graduação e pós-graduação da rede privada de ensino superior também podem recorrer ao My English Online, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 e tirado no mínimo 600 pontos no total das provas em uma das sete últimas edições.

Bolsas – A oportunidade de intercâmbio no Canadá para estudantes dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia é uma iniciativa do Conif, em parceria com o Colleges and Institutes Canada (CICan). Por meio de chamada pública foram concedidas este ano nove bolsas para estudos em inglês e uma para estudos em francês.

Além de subsídio mensal e seguro-saúde, o benefício cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem. O estudante também receberá auxílio financeiro para hospedagem e para aquisição de material. Durante o período de intercâmbio, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio ou inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).

Conheça a plataforma My English Online

Saiba mais sobre o programa de bolsas do Conif

Assessoria de Comunicação Social do MEC