Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 06 > Campus Sousa promove ação com sacolas reutilizáveis em padaria

Campus Sousa promove ação com sacolas reutilizáveis em padaria

Estudantes do Proeja em Agroindústria abordaram clientes com brindes
publicado: 07/06/2016 11h09 última modificação: 13/06/2016 14h35

Os clientes de uma padaria de Sousa, no alto sertão paraibano, foram surpreendidos por uma ação apoiada pelo Campus do IFPB na cidade nesta segunda-feira (06). Estudantes do terceiro ano do curso de Agroindústria passaram parte da tarde distribuindo sacolas reutilizáveis para pães, num evento organizado pela professora Maria Edileuza de Andrade.

Foram levados faixa e cerca de cem sacolas para distribuição. Todo o material foi doado por servidores do IFPB e pela Cooperativa que funciona na Instituição. “O objetivo é promover a sensibilização da sociedade para a substituição da sacola de plástico por uma retornável, que pode ser de tecido ou de outros materiais ecologicamente corretos e que possuam uma vida útil maior”, disse a estudante Roberlânia Vieira da Silva durante a apresentação do projeto.

A professora que organizou a ação conta que se inspirou no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no domingo (05). “É um projeto de aprendizagem escolar que é um incentivo para se estender para toda a vida”, disse. No momento da entrega, os estudantes faziam uma rápida abordagem explicando como evitar o uso das sacolas plásticas em atividades cotidianas. Muitos consumidores agradeceram pelo brinde e pelas informações e disseram que voltariam à padaria já com a sacola reutilizável.

As sacolas reutilizáveis ou ecológicas são comumente relacionadas a projetos de sustentabilidade para evitar o descarte de materiais que poluam o meio ambiente.

Proeja

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja pretende contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad divulgados, em 2003, que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6 milhões (8,8%) estão matriculados em EJA.

A partir deste contexto, o Proeja tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infraestrutura para oferta dos cursos dentre outros.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC