Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Hospital Veterinário > Sobre o Hospital

Sobre o Hospital

por Amanda Tavares de Melo publicado 19/02/2020 11h35, última modificação 21/02/2020 09h32

Cirurgia Veterinária

Apresentação


O Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV ASA) é uma unidade de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB Campus Sousa). Apresenta como objetivo auxiliar a formação profissional, garantindo ensino de qualidade para estudantes de graduação e pós-graduação, através do treinamento na rotina hospitalar nas áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, clínica médica e cirúrgica de grandes animais, patologia animal, citopatologia, diagnóstico por imagem, patologia clínica, parasitologia, imunologia e doenças infectocontagiosas, reprodução e microbiologia veterinária. Adicionalmente, presta serviços gratuitos a população do município de Sousa e cidades circunvizinhas.

Desenvolve atividades de pesquisa que contribuem com informações técnico-científicas que possibilitam, principalmente, a expansão da Medicina Veterinária no semiárido Nordestino, favorecendo o desenvolvimento regional e nacional. Além das atividades de pesquisa, docentes, técnicos e alunos prestam assistência médica a animais de produção e de companhia, fornecendo orientações aos proprietários visando prevenir enfermidades, melhorar a produtividade dos rebanhos e orientar a produção de alimentos de origem animal de boa qualidade, contribuindo efetivamente para a saúde única. Adicionalmente são realizadas, sempre que solicitadas, atividades externas como visitas às propriedades rurais, por exemplo. Os principais projetos de extensão incluem campanhas de castrações ou controle populacional, posse responsável, bem-estar e sanidade animal.

Atualmente, o HV ASA dispõe de cinco médicos veterinários que atuam nas áreas de clínica médica de grandes, clínica médica de pequenos, clínica cirúrgica de pequenos e patologia animal, além de 4 técnicos agropecuários que auxiliam na rotina dos laboratórios de suporte diagnóstico. Adicionalmente, recebe colaboração de 8 professores de diferentes áreas da medicina veterinária, que contribuem com a rotina hospitalar através do desenvolvimento de aulas práticas e voluntariamente com plantões que variam de 6 a 12 horas por semana, por profissional. 

 

Contatos


Hospital Veterinário do IFPB Campus Sousa

Rua Pedro Antunes, s/n
São Gonçalo
Sousa - PB
CEP: 58814-000

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira, das 07h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde)

Telefones

+55 (83) 3556 -1105 / 3556 – 1001

E-mail

coordenacaohv@hotmail.com