Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Assistência Estudantil > NAPNE > NAPNE

NAPNE

por Clébio Melo publicado 05/04/2017 10h07, última modificação 20/12/2017 14h28

O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) é o órgão que se ocupa institucionalmente da Política de Acessibilidade e Inclusão no IFPB. Passa a existir formalmente, a partir de 2009, pela Portaria nº 019/2008, de 22/12/2008, por meio do Programa TECNEP – Educação Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais.

O NAPNE, no âmbito de uma instituição educacional, tem o papel de mediação entre os setores internos, os docentes e as instituições parceiras, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento acadêmico e psicossocial de estudantes com deficiência.

Nesse sentido, o NAPNE deverá fornecer ferramentas que buscam viabilizar o exercício da cidadania e a inclusão nos grandes cenários da vida desses estudantes como pessoas de direito, deveres e desejos.

 

Objetivos



Geral:

Contribuir para a convivência, aceitação da diversidade e quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência no IFPB - Campus Sousa.

Específicos:

  • Ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao IFPB - Campus Sousa;
  • Promover o debate, a pesquisa, o ensino e a extensão em torno das questões relacionadas à educação inclusiva;
  • Oferecer apoio didático-pedagógico aos alunos com deficiência e seus professores;
  • Implantar medidas de acessibilidade no campus de forma a permitir acesso das pessoas com deficiência nos vários espaços acadêmicos;
  • Promover integração entre associações, instituições de ensino e empresas, para que o processo de integração ao mundo do trabalho tenha êxito real e que as empresas e a sociedade civil passem por um processo de qualificação para enxergar a “competência ao invés da deficiência”.

 

Contato


 

MARCLEY DA LUZ MARQUES (coordenadora)

E-mail: marcley.marques@ifpb.edu.br