Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2017 > 09 > Intercâmbio de saberes entre produtoras rurais

Destaque

Intercâmbio de saberes entre produtoras rurais

Projeto de pesquisa desenvolvido em Soledade
por publicado: 28/09/2017 20h22 última modificação: 28/09/2017 20h22

Aprovado na Chamada Interconecta IFPB, o projeto de pesquisa “Características físicas e fisiológicas de sementes crioulas armazenadas no banco de sementes regional da comunidade Caiana em Soledade – PB, realizou, na manhã da última sexta feira (22), mais uma de suas etapas. Na ocasião, a equipe do projeto, sob coordenação da professora Katia Cristina Gurjão, dialogou com a comunidade da feira agroecológica sobre o processo de multiplicação de sementes crioulas de coentro.

A atividade teve início com apresentação das experiências na produção de hortaliças, incluindo produção de sementes e a participação de um produtor de hortaliça orgânica da cidade de Lagoa Seca, Oclecio Virginio Maciel, agro ecólogo. Posteriormente foi realizada a capacitação sobre produção de hortaliças orgânica e a construção e semeio dos canteiros de coentro para avaliação.

Para a Sra Dilma, agricultora residente na comunidade, “foi um momento de aprendizado onde podemos tirar nossas dúvidas e ver a maneira correta de trabalhar com hortaliças para ter mais produto para levar para a feira e a gente gastava muita semente e semente é cara” De acordo com a Coordenadora do projeto, os próximos meses serão de acompanhamento dessa produção, processo que será desenvolvido sistematicamente em conjunto com a equipe técnica e a comunidade.

O projeto também é uma forma de ampliar as ações do Campus em seu território de implantação, além de ajudar na solução de problemas pontuais, por meio da pesquisa participativa. Essa pesquisa, bem como outros projetos e ações pautadas pela equipe do IFPB em Soledade, faz parte da agenda do Campus e seguem o itinerário formativo elaborado pela equipe de implantação do Instituto na Região.

registrado em: