Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Institucional > Sobre o Campus

Sobre o Campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 26/09/2016 11h31

O campus do IFPB em Soledade encontra-se em pleno processo de implantação. Etapa caracterizada por estudos e diagnósticos territoriais. Objetivando a definição dos eixos tecnológicos e a composição dos seus quadros.

Soledade é um município Paraibano localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (2016), sua população é de 13.739 habitantes. Área territorial de 560, 044 km². Tem como atividades principais a agricultura e pecuária, possuindo expressividade no comércio e pouca industrialização. Segundo a Estatística do Cadastro Central de Empresas, possui 186 empresas atuante nos diferentes setores da economia (IBGE, 2016).

O percurso do Campus na região iniciou-se em 2014, com a implantação do Centro de Referência Tecnológico com atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecendo os cursos de Cuidador de Idoso, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agente de Projetos Sociais e Preparador de Doces e Conservas, possibilitando qualificação profissional da comunidade e, assim, contribuindo com a geração de renda.

Em 2015, o IFPB, através do campus avançado de Soledade, ofereceu dois cursos na modalidade EAD, Segurança do Trabalho e Secretariado Escolar, ainda em andamento em 2016, e cursos de capacitação em Informática Básica e em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com carga horária de 30 horas, além de coordenar duas unidades remotas do Pronatec nas cidades de Juazeirinho e Olivedos. Consolidado oficialmente como Campus Avançado (BRASIL, 2016), o IFPB de Soledade vem ao encontro das demandas de capacitação em cursos técnicos integrados ao ensino médio, superiores e de formação inicial e continuada nas áreas identificadas nos arranjos produtivos sociais e culturais da região, atendendo às necessidades de profissionalização de jovens e adultos, proporcionando educação profissional pública, gratuita e de qualidade, além de permitir uma adequada requalificação, como forma de melhorar os serviços oferecidos.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Diretor Geral
Adriano Melo - Diretor Geral

Adriano Ferreira de Melo

É formado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialista em processos de ensino/aprendizagem pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Está no IFPB desde 2009, no cargo de psicólogo, onde já trabalhou nos Campi de Princesa Isabel, Cabedelo e Areia. No campus avançado de Areia, esteve à frente da gestão de implantação, entre 2014 e 2016. Adriano também fez parte da diretoria do Sintef-PB entre os anos de 2010 e 2012.