Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Institucional > Sobre o Campus

Sobre o Campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 23/08/2019 10h54

 

ifpb soledade 2.jpg

 

Soledade é um município Paraibano localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (2016), sua população é de 13.739 habitantes. Área territorial de 560, 044 km². Tem como atividades principais a agricultura e pecuária, possuindo expressividade no comércio e pouca industrialização. Segundo a Estatística do Cadastro Central de Empresas, possui 186 empresas atuante nos diferentes setores da economia (IBGE, 2016).

O percurso de implantação do Campus na região iniciou-se em 2014, com a realização dos estudos de viabilidade e a identificação das potencialidades econômicas que pudessem referenciar o perfil tecnológico da unidade. Nesse período também se deu  a implantação do Centro de Referência Tecnológico com atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecendo os cursos de Cuidador de Idoso, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agente de Projetos Sociais e Preparador de Doces e Conservas, possibilitando qualificação profissional da comunidade e, assim, contribuindo com a geração de renda e inclusão produtiva.  

Em 2015 a unidade ofertou dois cursos na modalidade EAD, Segurança do Trabalho e Secretariado Escolar. Iniciativas que beneficiaram cerca de sessenta jovens da região.  Ainda em 2016 a unidade ofertou, em parceria com o Governo de Estado, três cursos na modalidade EAD, pelo programa MedioTec, totalizando 150 vagas para estudantes da rede estadual de ensino. Nesse mesmo período foram, realizados seminários regionais e instituída a comissão que viria a formatar diversos projetos pedagógicos dos cursos que seriam implantados posteriormente.  

Consolidado oficialmente como Campus Avançado (BRASIL, 2016), o IFPB em Soledade atualmente oferta cursos técnicos em informática, na modalidade subsequente ao ensino médio. Além dos Cursos de formação Inicial Continuada – FIC, direcionados para a qualificação de educadores da rede municipal e estadual, totalizando cerca 171 matriculados regularmente. A equipe também desenvolve projetos de extensão, pesquisa e eventos na região.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Diretor Geral
Adriano Melo - Diretor Geral

Adriano Ferreira de Melo

É formado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialista em processos de ensino/aprendizagem pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Está no IFPB desde 2009, no cargo de psicólogo, onde já trabalhou nos Campi de Princesa Isabel, Cabedelo e Areia. No campus avançado de Areia, esteve à frente da gestão de implantação, entre 2014 e 2016. Adriano também fez parte da diretoria do Sintef-PB entre os anos de 2010 e 2012.