Você está aqui: Página Inicial > Serviço de Informação ao Cidadão > Auditoria

Unidade de Auditoria Interna Governamental do IFPB

por 2737393 publicado 15/07/2016 12h43, última modificação 06/10/2022 11h13

Apresentação



A auditoria interna governamental é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Deve buscar auxiliar as organizações públicas a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Nesse sentido, tem como propósito a atividade de auditoria interna governamental aumentar e proteger o valor organizacional das instituições públicas, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento baseados em risco.

Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal devem atuar de forma regular e alinhada ao interesse público. Para tanto, devem exercer o controle permanente sobre seus próprios atos, considerando o princípio da autotutela. Assim, é responsabilidade da alta administração das organizações públicas, sem prejuízo das responsabilidades dos gestores dos processos organizacionais e das políticas públicas nos seus respectivos âmbitos de atuação, o estabelecimento, a manutenção, o monitoramento e o aperfeiçoamento dos controles internos da gestão.

Ainda, a Unidade de Auditoria Interna do Instituto Federal da Paraíba (UAIG-IFPB) é vinculada ao Conselho Superior e está normatizada através da resolução do CONSUPER nº 172/2014. Sujeita-se à orientação normativa e supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, prestando apoio aos órgãos e às unidades que o integram. Essa vinculação técnica visa proporcionar qualidade dos trabalhos e efetividade nos resultados de auditoria.

  

Missão


 

Desempenhar uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria desenhada para adicionar valor e melhorar as operações do Instituto Federal da Paraíba, buscando auxiliá-lo a realizar seus objetivos, através da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada, para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

 

Visão


 

Ser reconhecido, em longo prazo, no Brasil, como órgão de excelência competente pela avaliação e consultoria dos controles internos, da governança e da gestão de risco contribuindo para o fortalecimento da gestão e para o desenvolvimento institucional.


Valores


 

         I) Comportamento ético;
         II) Cautela e zelo profissional;
        III) Independência;
        IV) Imparcialidade;
        V) Objetividade;
        VI) Conhecimento técnico e capacidade profissional;
       VII) Atualização dos conhecimentos técnicos;
       VIII) Cortesia;
        IX) Intransferibilidade de Funções;
        X) Sigilo e Discrição;
        XI) Responsabilidade;
       XII) Interesse Público;
      XIII) Comunicação eficaz;
      XIV) Alinhamento com as estratégias, objetivos e riscos da organização;
       XV) Atuação respaldada na eficiência, eficácia, efetividade e economicidade;
        XVI) Controle de qualidade; e
       XVII) Transparência dos resultados.

 

Equipe


 

Conheça melhor nossa equipe, altamente especializada em Auditoria Interna Governamental, que oferece e agrega valor à gestão do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O corpo técnico da UAIG-IFPB busca constantemente atualização, acompanhamento e aprimoramento das mudanças normativas e operacionais, alinhando-se aos procedimentos adotados pela Controladoria Geral da União - CGU e Tribunal de Contas da União - TCU.

 

 

AUDITOR

ALISSON CÂMARA DE ABREU 

Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Direito Processual Civil pelo Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Pós-Graduado em Direito e Prática Previdenciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E-mail: alisson.abreu@ifpb.edu.br



3x4 - Augusto.jpg

AUDITOR

AUGUSTO SÉRGIO DUTRA SARMENTO

Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) e Especialista em Direito Tributário pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

E-mail: augusto.sarmento@ifpb.edu.br



foto brc

AUDITOR 

BRUNO RODRIGUES CABRAL

Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional (UFPB); Licenciando em Geografia (UEPB); Pós-graduado em Gestão Pública (IFPE); Pós-graduado em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria (FAAM); e Graduado em Ciências Contábeis (FACET). Pesquisador em Políticas Públicas, Gestão Governamental e Cooperação Internacional.

• Cedido à Companhia Docas da Bahia - CODEBA, nos termos da Portaria nº 29/2022 - REITORIA/IFPB, de 6 de janeiro de 2022.



AUDITOR GERAL

ERICK MIRANDA DA SILVA 

Mestre em Ciência Política (UFCG); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com especialização em Gestão Pública, pela Universidade Federal da Paraíba; e possui experiência na área de Administração, com ênfase em Política Púbicas, Planejamento Governamental, Auditoria em controles internos, Gestão de Riscos e Governança.

E-mail: erick.silva@ifpb.edu.br



AUDITOR

FRANCIMAR BARBOSA DA SILVA

Graduado em Licenciatura em Matemática (UFPB, 1995); Graduado em Direito (UFCG, 2007); Especialista em Metodologia de Ensino (2008); Especialista em Gestão Pública (2016). Atuou como Agente Administrativo pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras (1994) e Assistente em Administração (2011).

E-mail: francimar@ifpb.edu.br

 


AUDITORA

KALIANE SOARES COUTINHO

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal.

E-mail: kaliane.coutinho@ifpb.edu.br



Foto Kléber.

AUDITOR

KLÉBER CORDEIRO COSTA

Bacharel em Direito pela UEPB e Especialista em Direito do Trabalho.

E-mail: kleber@ifpb.edu.br



AUDITOR

MARCOS UBIRATAN PEDROSA CALADO

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública.

E-mail: marcos.ubiratan@ifpb.edu.br



AUDITOR

COORDENADOR - DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO

PEDRO VICTOR SANTANA NICÉAS DE ALBUQUERQUE

Bacharel em Direito pela Universidade Maurício de Nassau; Especialista em Direito Constitucional Aplicado pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus; Especialista em Direito Digital pela UNIMINAS; atuou como Assistente Jurídico Municipal. Advogado atuante desde 2014. 

E-mail: pedro.albuquerque@ifpb.edu.br