Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2018 > IFPB dá início aos Exames Médicos Periódicos 2018

Noticia

IFPB dá início aos Exames Médicos Periódicos 2018

As primeiras unidades a fazer os exames serão a Reitoria e os campi João Pessoa, Santa Rita, Itabaiana e Mangabeira.
por Patrícia Lins publicado: 01/03/2018 09h12 última modificação: 01/03/2018 12h02

Os Exames Médicos Periódicos (EMP) serão iniciados em cinco unidades do Instituto Federal da Paraíba. Os primeiros servidores convocados estarão recebendo um e-mail automático do SIGEPE nos próximos dias. De acordo com o cronograma previsto, os servidores da Reitoria e dos campi João Pessoa, Santa Rita, Itabaiana e Mangabeira farão os exames no período de março a maio. Ao longo do ano de 2018, as demais unidades procederão com as suas convocações, de modo que até o mês de novembro todos os servidores tenham sido contemplados com essa ação.

Os EMP têm por objetivo o diagnóstico precoce dos agravos relacionados à saúde e construção do perfil epidemiológico dos servidores para, assim, nortear as ações de saúde dentro do IFPB. Através dos Exames, é possível avaliar o estado de saúde dos servidores, visando identificar possíveis alterações relacionadas ou não com a sua atividade laborativa e/ou com o ambiente de trabalho.

Os Exames Periódicos são compostos por uma avaliação clínica e por exames laboratoriais e de imagem. Todos os procedimentos são custeados pelo IFPB e a sua realização, para esse primeiro grupo convocado, ocorrerá na Somesso (avaliação clínica com Médico do Trabalho e exame oftalmológico), na Luppa Laboratório (exames laboratoriais e citopatologia) e no Cedrul (mamografia).

A dinâmica da realização dos exames começa com uma convocação (por e-mail cadastrado no SIAPEnet) para cada servidor selecionado. Os servidores da Reitoria e dos campi João Pessoa, Santa Rita, Itabaiana e Mangabeira que não receberem esse e-mail nos próximos dias, deverão procurar a Gestão de Pessoas.

Após a convocação, o servidor deverá acessar a página do SIGEPE, confirmar a realização dos exames, assinar o Termo de Consentimento (que deverá ser entregue no DDP ou na Unidade de Gestão de Pessoas de cada campus), emitir as guias dos exames e preencher o formulário dos Exames Periódicos. Um passo-a-passo de como navegar no sistema está disponível para consulta.

Caso o servidor já tenha realizado algum dos exames solicitados há menos de seis meses, ele deverá informar tal fato ao DDP ou à Unidade de Gestão de Pessoas de cada campus e, assim, não precisará fazer o referido exame novamente.

Os exames serão realizados em laboratórios e clínicas indicados nas guias emitidas. Após a emissão dos resultados, o servidor deve entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu campus ou com o DDP (no caso dos servidores da Reitoria) para que seja agendada a consulta com o médico do trabalho que, de posse dos dados informados no formulário preenchido na página do SIAPEnet e nos exames feitos, irá emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Todos os servidores devem realizar os Exames Médicos Periódicos. Aquele que optar em não fazê-los, deverá assinar um Termo de Responsabilidade para, expressamente, oficializar sua recusa. Esse termo deve ser impresso no SIGEPE e entregue na Unidade de Gestão de Pessoas do respectivo campus.

Para o esclarecimento de dúvidas, a equipe do DDP elaborou um manual com as perguntas mais frequentes, outro com instruções para a coleta dos exames, além de um arquivo com outras orientações ao servidor.

registrado em: