Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 09 > Visita Técnica à Central de Tratamento de Resíduos – CTR-PE

Visita Técnica à Central de Tratamento de Resíduos – CTR-PE

Discentes concluintes do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam Aterro Sanitário
por publicado: 17/09/2018 16h36 última modificação: 17/09/2018 16h36

No dia 14 de setembro, foi realizada uma visita técnica a Central de Tratamento de Resíduos, CTR-PE, localizada em Igarassu-PE, com os alunos concluintes do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB Campus Santa Rita. Essa visita foi parte da programação das disciplinas de Tratamento e Reuso de Água e Efluentes, ministrada pelo Prof. Luzidelson Ribeiro, e Tópicos Especiais em Meio Ambiente, ministrada pela Profª Anamaria Duarte.

A visita técnica ao aterro sanitário permitiu ao aluno observar na prática o que foi abordado em sala de aula em diversas disciplinas do curso, como Química Ambiental, Saneamento Ambiental e Gerenciamento de Resíduos, Planejamento e Gestão Ambiental, Tópicos Especiais em Meio Ambiente e Tratamento e Reuso de Águas e Efluentes. Os discentes puderam ter uma visão mais ampla de áreas em que um técnico do curso de Meio Ambiente pode atuar.

O aterro sanitário é um método de disposição final de resíduos promovido pela Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil. Esta etapa deve ser parte integrante do gerenciamento de resíduos nos planos dos municípios brasileiros.

Os alunos foram recepcionados pela bióloga Susana França, Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da CTR-PE, que apresentou a empresa, o fluxograma dos processos, as capacidades de operação, os programas ambientais, as leis/normas vigentes, entre outras informações. Em seguida, a gestora ambiental, Bárbara Gomes, conduziu a equipe para visitação das instalações, iniciando pelo laboratório químico, onde os alunos tiveram uma visão geral dos pontos de monitoramento, das coletas de amostras e análises físico-químicas realizadas. Depois, os estudantes conheceram as células de resíduos classes I e II e por fim visitaram o sistema de tratamento do chorume e a disposição final do efluente, que na CTR segue principalmente para controle do material particulado das vias de acesso.

Para o professor Luzidelson Ribeiro, a oportunidade de conhecer e aprender na prática as diversas etapas de tratamento do efluente, como: drenagem e controle de vazão do lixiviado (chorume), lagoas de estabilização, torre de volatilização de amônia, tratamentos físico-químicos, lagoas anaeróbicas e aeróbicas e lagoas de polimento, facilitam bastante a condução da disciplina e a completa compreensão do tema. "As visitas técnicas são imprescindíveis para o processo ensino-aprendizagem, portanto, é de suma importância para o nosso Instituto, estreitar cada vez mais as relações com empresas dos diversos segmentos", complementa o professor.

Segundo a professora Anamaria Duarte, a visita técnica ao aterro sanitário contribuiu para a consolidação do conhecimento adquirido em sala de aula, pois permitiu aos alunos: compreender o sistema de gestão ambiental do empreendimento, diferenciar os tipos de resíduos recebidos (classe I, classe II A e II B) e diferenciar quais os métodos de operação de disposição destes, conhecer novas tecnologias empregadas na reciclagem de resíduos, conhecer e identificar sistemas de impermeabilização de solo, drenagem de gases e chorume em um aterro sanitário, conhecer e identificar as etapas de tratamento de chorume e de lodo gerado na ETE, bem como as atividades em que se reutiliza o chorume tratado. A docente ressaltou ainda a importância da interação com os diferentes profissionais da área, dentre eles, técnicos, com objetivo de ampliar e aprofundar o conhecimento.

“São oportunidades como essa que fazem com que eu me identifique cada vez mais com o curso de Meio Ambiente”, afirmou a aluna Edvânia Santana.