Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 06 > Campus Santa Rita realiza visita técnica ao centro histórico da capital do estado

Discentes do 2º ano cursos técnicos integrado em Informática e Meio Ambiente participaram da visita.
por publicado: 20/06/2018 09h41 última modificação: 20/06/2018 09h41

O Campus Santa Rita, realizou uma visita técnica ao município de João Pessoa, com os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, no dia 11/06, e com os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, no dia 13/06.

Sob a coordenação do professor de História, Antônio Luna, a proposta da visita se traduziu em um trabalho de caráter interdisciplinar. Estiveram presentes na visita, também, a professora de Língua Portuguesa Gêlda Karla, de Filosofia Antônio Filho, de Geografia Marco Llarena, de Literatura Michel Pratini, e de Língua Inglesa Catarina Vitorino, e os Tradutores e Interpretes de Libras, Ailma Rayane e Ramon Laurentino.

Os docentes tiveram a oportunidade de trabalhar, em sua metodologia de pesquisa, os roteiros como um pré-requisito para a visitação. Segundo o prof. Luna, a visita técnica não deve ser tratada como um simples passeio, mas sim um ritual didático e pedagógico que exige comportamento e respeito aos lugares visitados. O objetivo maior foi de reconhecimento no que diz respeito a presença das quatro ordens religiosas existentes na capital: Jesuítas, Carmelitas, Franciscanos e Beneditinos.

Os discentes, como protagonistas dessa aprendizagem, mostraram-se interessados nos patrimônios religiosos como resgate da memória local. Utilizaram diversos meios (fotos, registros, gravações etc.) para explorar cada mosteiro visitado.

Para o professor Luna, esses mosteiros e igrejas localizados no Centro Histórico de João Pessoa compreendem um patrimônio de extrema importância como vestígio da época colonial. Os mesmos são tombados pelos órgãos IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e se apresentam bem preservados, com complexas edificações coloniais em estilo barroco, que remetem a ocupação inicial da cidade cuja topografia é privilegiada, ou seja, compreende a acrópole (cidade alta) datando dos séculos XVI-XVII-XVIII.

A visita técnica como proposta pedagógica de caráter interdisciplinar tem importância em função de seu papel investigativo e pedagógico, e como uma forma de auxiliar o estudante na compreensão de fenômenos históricos, políticos e culturais, frisou a Diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Santa Rita, professora Gêlda Karla.

Veja mais fotos AQUI.