Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Pronatec

Pronatec

por 2230521 publicado 22/05/2020 13h55, última modificação 22/05/2020 14h55

Aula inaugural.jpegFoi através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que o campus Santa Rita do IFPB iniciou suas atividades. No segundo semestre de 2014, foram ofertados os cursos de “Agente de Desenvolvimento Cooperativista” e “Cuidador de Idosos”. Os cursos atenderam, cada um, uma turma de 30 estudantes e aconteceram nos meses de março, abril e maio, o primeiro no turno da manhã e o segundo no turno da tarde.

O curso “Agente de Desenvolvimento Cooperativista” visou atender à área de Gestão e Negócios, atuando na constituição de cooperativas em comunidades locais e também no apoio e desenvolvimento de ações de projetos de cooperativas já existentes. O município de Santa Rita, bem como as cidades circunvizinhas, é fortemente marcado pela presença de segmentos do ramo comercial e agropecuário. Uma boa parte desses comerciantes e agro-pecuaristas não possui o curso de capacitação na área. Portanto, a oferta do curso, na modalidade FIC, fundamentou-se pela real necessidade de pessoas capacitadas para atendimento às demandas locais e regionais.

Assim, o objetivo geral do curso foi formar profissionais para atuar na formação, desenvolvimento e gestão deagente cooperativista.jpeg cooperativas do setor comercial e agropecuário, planejando e executando os processos cooperativos nas diversas áreas de atuação da região e áreas circunvizinhas. Para isso, procurou formar sujeitos capazes de formar e desenvolver cooperativas, fundamentadas nos princípios éticos e políticos, de atuar na gestão de contratos de cooperativas, assegurando o cumprimento da legislação trabalhista, de prestar assistência e serviços em cooperativas, bem como atuar como fundador de cooperativas convicto de um espírito de empreendedor, além de executar pesquisas em cooperativismo, contribuindo com a reflexão e ampliação da atuação, dos princípios e das finalidades do cooperativismo.

Já o curso "Cuidador de Idoso" teve como objetivo geral capacitar e/ou aperfeiçoar profissionais mulheres, por meio do aprendizado de técnicas, procedimentos e orientações relacionadas à função de cuidadora de idoso. Para isso, buscou apresentar as noções básicas para o atendimento de primeiros socorros, promover atividades criativas visando o lazer e a qualidade de vida do idoso, indicar noções básicas pertinentes à legislação e ética relacionadas a pessoas idosas, além de apresentar o processo de envelhecimento e os sentimentos decorrentes destes.

cuidador.jpegO curso foi idealizado tendo em vista as projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que, até 2025, a população de idosos no Brasil cresceria 16 vezes em relação ao crescimento da população total, fazendo-nos o 6° maior país com população idosa. Assim, promoveu-se o curso de “Cuidador de Idosos”, com eixo tecnológico voltado a “Ambiente e Saúde” visando, então, ao atendimento ao idoso, por meio do cuidado com sua higiene, conforto, alimentação, zelo à sua integridade física, prestação de primeiros socorros e promoção de atividades de entretenimento.

Por ser vinculado ao Programa Mulheres Mil, o curso teve a característica de atender a um público formado por mulheres em situação de vulnerabilidade social e pretendeu contribuir para a elevação do nível de escolaridade e qualificação profissional para inserção no mundo do trabalho, priorizando e reconhecendo a aprendizagem prévia de mulheres que ao longo de suas vidas vêm sendo desfavorecidas socialmente.