Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Assuntos > NUCA

Núcleo de Combate ao Assédio

por 2230521 publicado 25/05/2020 12h33, última modificação 08/09/2023 15h04

O Núcleo de Combate ao Assédio (NUCA) tem como objetivo fomentar  ações preventivas, educativas e de enfrentamento ao preconceito, a práticas discriminatórias, a situações de constrangimento e aos assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente do IFPB.

É importante esclarecer que considera-se assédio moral a prática abusiva, explícita ou velada, que se manifesta por meio de gestos, palavras e atos e que desrespeita, de forma sistemática e frequente, a integridade física e/ou psicológica de uma pessoa ou grupo, na relação entre membros da comunidade acadêmica. Já o assédio sexual é toda conduta com conotação sexual, não desejada pela vítima. No que diz respeito ao preconceito, considera-se como preconceituosa toda conduta que tenha por objetivo anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais, a partir do entendimento de que certas características e/ou opções individuais seriam fundamento legítimo para a inferiorização de pessoas e grupos sociais. Por fim, são consideradas atitudes discriminatórias quaisquer manifestações baseadas em preconceitos de origem, raça, cor, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, política ou religiosa, idade, condição física e intelectual, entre outros.

O NUCA é formado por docentes, técnicos administrativos e estudantes. Todos os integrantes do NUCA podem responder pelo Núcleo, inclusive em caso de denúncia. Assim, os discentes que se sentirem assediados podem formalizar uma denuncia com qualquer integrante do Núcleo. São eles:  Iara de Souza (técnica administrativa), Cinthia Saska (técnica administrativa), Erberson Vieira (técnico administrativo), Tiago Spinelli (docente), Sabrina da Costa (docente) e os estudantes João Marcos Lima de Sousa e Debora Elen Medeiros de Araújo.