Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

por 2230521 publicado 13/02/2020 12h26, última modificação 28/06/2022 10h16

A Assistência Estudantil é regulamentada pelo Decreto nº 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Em consonância, a Resolução-CS 16/2018 instituiu a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Paraíba, que se dá mediante o estabelecimento de um conjunto de princípios e diretrizes estratégicas, materializadas por meio de programas que visam assegurar ao educando o acesso, a permanência e a conclusão do curso, na perspectiva de formar cidadãos éticos comprometidos com a defesa intransigente da liberdade, da equidade e da justiça social.

A assistência estudantil no campus Santa Rita do IFPB busca se firmar e intervir nas questões de ordem social que afetam e/ou dificultam a concretização do processo ensino-aprendizagem, bem como a permanência do estudante na Instituição. Assim, a intervenção nas expressões contemporâneas da questão social que incidem no processo de ensino-aprendizagem e a implementação de ações, programas e serviços, a partir das necessidades apresentadas pelos discentes, se apresentam como ações contributivas para o enfrentamento das situações que provocam a retenção e a evasão escolar.

Um dos eixos de atuação da Assistência Estudantil é o Programa de Apoio à Permanência do Estudante (PAPE), que tem a finalidade de atender as necessidades do estudante para sua manutenção na instituição, tais como as de transporte, moradia, alimentação e de aquisição de material didático-pedagógico por meio da concessão de auxílios financeiros.

 

Servidoras responsáveis:


Iara de Souza Januário

Assistente Social

Contato: iara.januario@ifpb.edu.br


Carina Alessandra da Nóbrega

Técnica em Enfermagem

Contato: carina.nobrega@ifpb.edu.br


Nara da Nobrega Rodrigues

Psicóloga

Contato: nara.rodrigues@ifpb.edu.br


Robson Thiago Alves de Sousa

Odontólogo

Contato: robson.sousa@ifpb.edu.br


 

Editais

- Clique aqui e acesse todos os editais da Assistência Estudantil.