Você está aqui: Página Inicial > Relações Internacionais > Modalidade / Intercâmbio > PEC-G / AFS - Intercambistas

PEC-G / AFS - Intercambistas

por 2423681 publicado 10/09/2018 11h05, última modificação 20/12/2018 11h29

 

 

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Version en Français         English version         versión española

 

Acesse mais informações no site : PEC-G - Ministério da Educação

 

                                      DOCUMENTOS PEC-G:

AFS Intercambistas            

                           doc1

Áreas Prioritárias PEC-G_2018

doc2

Decreto nº 7.948 - Inglês

doc3

Decreto nº 7.948 - Português

doc4

PEC-G - Intercambistas

doc5

Ofício 256/2018 - Reitoria/IFPB

doc6

Oferta de vagas PEC-G/2018

doc7

Ofício 305/2018 - Reitoria/IFPB

doc8

  

Resoluções, Regulamentos e Normas:


1 - Resolução Ad Referendum n° 18/2018: Regulamento do Centro de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos na Reitoria e dos Núcleos de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos nos Campi, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

2- Resolução Ad Referendum n° 19, de 24 de abril de 2018. Dispõe sobre a Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 

3 - Resolução Ad Referendum nº 20/2018: Política de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

3 - Resolução nº 118/2017: Dispõe sobre a Criação, Institucionalização e Implementação do Centro de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba.

4 - Resolução nº 142/2015: Dispõe sobre as normas, critérios e procedimentos para a mobilidade acadêmica nacional e internacional de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

5- Resolução nº 144/2015: Aprova a criação, institucionalização e implementação dos Núcleos de Assuntos Internacionais (NAI) e o seu Regulamento Interno no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).