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Exame de Proficiência - INGLÊS

por Monica Maria Montenegro de Oliveira publicado 03/07/2017 14h48, última modificação 25/09/2017 14h44

TOEFL / TOEIC

 

São os testes de língua inglesa mais respeitados no mundo, reconhecidos por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países. Eles avaliam a capacidade do uso e compreensão do inglês no nível universitário. Além disso, os testes avaliam a capacidade de combinar habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para realizar tarefas acadêmicas.

 

  • TOEFL - ITP

O TOEFL - ITP é um exame de proficiência exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa. Além disso, o TOEFL funciona como uma avaliação diagnóstica do seu nível de proficiência em inglês. A pontuação obtida no teste é sigilosa e só é divulgada ao candidato que realizar o teste. Mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos. O TOEFL também é requisito para o curso online de inglês, o MEO (MyEnglishOnline).

 

Quem pode se inscrever para o teste

  • alunos de graduação, mestrado e doutorado de instituições parceiras.
  • professores e técnicos administrativos de institutos federais parceiros do programa IsF.
  • alunos regulares do MEO (MyEnglishOnline) e alunos que desejam iniciar o curso.

 

Para efetuar sua inscrição, clique aqui

Para mais informações sobre o Programa Idiomas Sem Fronteiras, clique aqui.

 

Informações

Para acessar questões do teste, clique aqui.

A página do Idiomas sem Fronteiras pode ser acessada aqui.


Entenda o seu resultado:

A tabela abaixo mostra a pontuação necessária para a classificação em um dos quatro níveis do Quadro Comum Europeu para o Ensino de Línguas testados pelo TOEFL ITP Level 1.

Veja os pontos de corte para cada seção do teste:

 

 

A2 – usuário elementar: É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. 

B1 – usuário independente: É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

B2 – usuário independente: É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

C1 – usuário proficiente: É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. 

 

Veja abaixo a tabela de equivalência dos testes internacionais de Língua Inglesa.

 

  • TOEIC BRIDGE

O teste TOEIC Bridge é voltado para a aferição do idioma sendo composto pelas sessões de Listening e Reading. O teste TOEIC Bridge é o exame é utilizado por escolas de idiomas, empresas e agências governamentais em todo o mundo.

O teste é a escolha de mais de 180.000 alunos por ano e é reconhecido por centenas de empresas. Com o uma medida justa e objetiva de proficiência em inglês para alunos principiantes e de nível intermediário, o teste TOEIC Bridge permite que os examinadores verifiquem seu atual nível de proficiência em inglês, estabeleçam suas próprias metas e monitorem seus progressos no aprendizado de inglês.

O teste TOEIC Bridge

  • Pode ser usado como nivelamento em programas de língua inglesa
  • Serve como motivação para os alunos iniciais, por ser uma certificação reconhecida internacionalmente.
  • Usado por empresas para monitorar o benefício no idioma inglês nos níveis iniciais.

As duas principais seções de teste

Compreensão auditiva:
O candidato ouvira declarações gravadas, perguntas, conversas curtas e conversas curtas em inglês através de áudio e responderão a 50 perguntas com base no que ouvem. Há três partes:

Parte 1: Fotografias (15 perguntas)
Parte 2: Pergunta-Resposta (20 perguntas)
Parte 3: Conversas curtas e conversas curtas (15 perguntas)
Esta seção levará aproximadamente 25 minutos para ser concluída.

Leitura
O candidato irá ler frases individuais, bem como textos e, em seguida, responder a 50 perguntas com base no que eles lêem. Há duas partes:

Parte 4: Sentenças Incompletas (30 perguntas)
Parte 5: Compreensão de leitura (20 perguntas)
Esta seção levará aproximadamente 35 minutos para ser concluída.

Com a ampla aceitação e com uma medida precisa de proficiência no idioma inglês intermediário, ele pode ajudá-lo:

  • Mostrar ao instrutor ou empregador como você está pronto para o sucesso no próximo nível acadêmico ou local de trabalho
  • Indicação do nível adequado do seu inglês
  • Estabelecer metas pessoais de aprendizagem de linguagem e monitorar seu progresso
  • Entender melhor quais áreas você precisa melhorar

Fonte ETS®