Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Treinamento sobre SIAFI Gerencial acontece nesta quinta e sexta
15/03/2012 às 13h12

Treinamento sobre SIAFI Gerencial acontece nesta quinta e sexta

Estão sendo capacitados 33 servidores da área financeira, dos 10 campi do IFPB

“Um dos nossos compromissos é a capacitação dos servidores”,  foi assim que o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, professor Antônio Carlos Gomes Varela, resumiu a iniciativa de realizar o treinamento “SIAFI Gerencial”. O curso, que está capacitando 33 servidores da área financeira, tem carga horária de 16 horas/aula e está sendo realizado nestas quinta e sexta-feira (15 e 16 de março), no Laboratório de Informática nº 9.

A capacitação trata de uma ferramenta criada para gerenciar informações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), que processa de forma integrada e on-line a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil. Esse sistema é o principal instrumento de gestão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que é o órgão responsável pela administração dos recursos financeiros do Tesouro Nacional.

foto 1“Esta ferramenta possibilita obter relatórios das despesas de qualquer unidade gestora do governo federal. Ela também auxilia o pessoal da administração porque proporciona um acompanhamento do controle orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil do órgão ou instituição”, relatou o instrutor da capacitação, o Analista em Finanças e Controle da STN, Tiago Maranhão.

De acordo com Tiago, o treinamento é uma ação para disseminar o conhecimento sobre o SIAFI Gerencial, pois como o sistema não é muito conhecido, esse tipo de treinamento é a principal forma de capacitação pontual.

Como o SIAFI opera na plataforma DOS, a elaboração de relatórios é bastante difícil. Para facilitar a transferência dos dados do sistema para planilhas e, assim, possibilitar a elaboração de relatórios gerenciais, foi criado SIAFI Gerencial.

Até 2009, o acesso a esta ferramenta era restrito, porque dependia de uma certificação digital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Mas, a partir de 2010, o SIAFI Gerencial pode ser acessado por meio da web. “Como muitas instituições ainda não conhecem o sistema, há uma carência de conhecimento sobre esta ferramenta. Por isso é muito importante esse tipo de treinamento”, revelou Tiago, que também é instrutor da Escola de Administração Fazendária (ESAF) e realiza esse tipo de treinamento em todo o Brasil.foto 2

O professor Varela destacou que a capacitação está disseminando o saber no IFPB. “Nossa proposta é transferir o conhecimento para os 10 campi do instituto, já que todos estão representados”. Para o Pró-Reitor, além de ser aplicável no dia-a-dia, o treinamento é importante “porque trata de uma ferramenta poderosíssima para a gestão, que é capaz de fazer uma radiografia do Instituto, com relação a execução financeira, contábil, orçamentária”.

Outro ponto destacado pelo professor Varela, é o fato do curso ter baixo custo, já que com a vinda do instrutor “é possível capacitar 33 servidores de uma só vez. O que é muito mais eficiente e permite a interação entre as pessoas de vários campi”.

*Daniela Espínola – Jornalista do IFPB/Campus João Pessoa

*Fotos: Petrônio Lins – Técnico em Audiovisual do IFPB