mapa_mec
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Questionários de Avaliação Institucional já estão disponíveis
28/03/2011 às 14h41

Questionários de Avaliação Institucional já estão disponíveis

Estudantes e professores podem responder questões que vão auxiliar o desempenho do IFPB no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Questionários de Avaliação Institucional já estão disponíveis

Questionário está disponível no Q-Acadêmico

Professores e estudantes do IFPB podem participar de um importante momento para o desempenho da instituição no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se do questionário de Avaliação Institucional Interna, parte das verificações do Sinaes. O questionário pode ser respondido até o dia 30 de março, através do Q-Acadêmico, acessado no link https://academico.ifpb.edu.br

Professores e alunos de todos os cursos podem emitir sua análise acerca da instituição. Inicialmente, os técnico-administrativos também deveriam responder à pesquisa, mas a Comissão  Própria de Avaliação (CPA) decidiu restringir a participação, para direcioná-la mais a área acadêmica. Os dados vão compor um relatório a ser disponibilizado para a comunidade, para os responsáveis pelo Sinaes e para o reitor, a fim de subsidiar as futuras políticas institucionais. As perguntas são diferenciadas para estudantes e docentes. É preciso estar com login e senha para acessar o serviço.

A Comissão é a responsável pela análise dos dados, que será disponibilizada no site da instituição ainda nessa quarta-feira, com dados brutos. Um relatório analítico deve ser desenvolvido em breve, como é realizado a cada ano. A CPA é composta por representantes dos alunos, de diversas modalidades, técnicos, professores e comunidade externa. Todos os diretores de ensino dos nove campi também compõem a Comissão.

O professor Umberto Gomes Junior, um dos membros da CPA, ressalta que é importante a participação de todos, e quem nunca acessou o Q-Acadêmico vai ter oportunidade de usar a ferramenta on-line. De acordo com a Comissão, “a avaliação institucional é uma ação pedagógica, com abordagem democrática, participativa, sistemática, processual e científica, tendo em vista o processo de auto-conhecimento da instituição, destacando seus pontos fortes e detectando suas dificuldades e problemas, oportunizando a tomada de decisão”.

As perguntas envolvem a relação entre ensino, pesquisa e extensão, mecanismos de contato com a instituição, envolvimento com questões éticas e ambientais e a participação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba no desenvolvimento da região. Questões de infra-estrutura, como funcionamento de laboratórios e bibliotecas, também são pesquisadas.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB