mapa_mec
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PSCT do IFPB divulga os isentos da taxa e inscritos em cotas públicas
10/10/2011 às 14h07

PSCT do IFPB divulga os isentos da taxa e inscritos em cotas públicas

Cerca de 10 mil pessoas conseguiram inscrição gratuita. Mais de 5000 vão concorrer na cota pública. Inscrições para 2534 vagas vão até 21 de outubro

PSCT do IFPB divulga os isentos da taxa e inscritos em cotas públicas

Inscrições prosseguem até dia 21 de outubro

Cerca de 10.000 pessoas tiveram direito à isenção na taxa de inscrição do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) que organiza o PSCT 2012 divulgou nessa segunda-feira, 10 de outubro, os nomes dos isentos, bem como daqueles que estão inscritos através da cota voltada para estudantes oriundos da rede pública ou bolsistas de escolas privadas. Foram 5365 inscritos para concorrer a 50% das vagas reservadas para o Ensino Médio Integrado ao Técnico.

As informações são da coordenadora da Compec, Márcia Oliveira. É possível consultar a lista de isentos no site www.ifpb.edu.br/concurso, página de acompanhamento. Quem não teve o pedido de isenção aceito, tem até o final dessa terça-feira, 11 de outubro, para entrar com recurso no Campus onde pretende concorrer à vaga. As vagas estão distribuídas nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Confira a página da Compec, voltada para essa seleção.

Se o recurso também não for aceito, o candidato só estará inscrito se realizar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 50 para o curso técnico integrado ao ensino médio e R$ 40 para o técnico subseqüente. As inscrições se encerram no dia 21 de outubro. No Campus de Sousa, também há reserva de 20% das vagas para quem é de assentamentos de reforma agrária. Mas, segundo a coordenadora da Compec, apenas um candidato se inscreveu nessa cota.

Nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o IFPB está oferecendo 1.206 vagas no total. Já nos Cursos Técnicos Subseqüentes (pós-médio), são 1.328 vagas. A inscrição para o Processo Seletivo do IFPB vai até o dia 21 de outubro no site www.ifpb.edu.br/concurso. No mesmo link, está o edital com todas as informações. O IFPB reserva ainda 5% das vagas de cada curso para pessoas com deficiência. Elas podem se inscrever até o final do processo.

Há cursos de Meio Ambiente, Pesca, Edificações, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Informática, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Agroindústria, Agropecuária, Petróleo e Gás, Contabilidade, Controle Ambiental, Instrumento Musical. Em todos os campi, há computadores com acesso a internet e o candidato pode realizar a inscrição com auxílio de servidores, apesar do movimento grevista.

As provas serão realizadas no dia 4 de dezembro. Das 8h às 12h, é a prova do ensino médio integrado ao técnico, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Das 8h às 11h, é o horário para quem é do técnico subseqüente, com questões de Matemática e Língua Portuguesa.

A partir de 7 de novembro, deve ser divulgada a lista oficial de inscritos. No dia 21 de novembro, espera-se a divulgação dos locais de prova. O gabarito deve ser divulgado no mesmo dia da prova, mas o definitivo somente em 12 de dezembro. A divulgação do resultado deve ocorrer a partir de 6 de janeiro.

Ana Carolina Abiahy – Jornalista do IFPB