Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PSCT 2013: Divulgado resultado da isenção da taxa de inscrição
23/11/2012 às 10h17

PSCT 2013: Divulgado resultado da isenção da taxa de inscrição

Ainda é possível interpor recurso nessa sexta. Inscrição para 3.174 vagas vai até o dia 30 de novembro

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou, através da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), a lista dos candidatos isentos da taxa de inscrição do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013). Os inscritos para as vagas em cursos presenciais podem acessar a lista aqui e os inscritos para as vagas de Ensino a Distância (EAD) acessam o resultado nesse link

Nessa sexta-feira, 23, ainda é possível interpor recurso contra essa decisão e em 27 de novembro, sai a lista final dos aceitos. Esse é o resultado após a reabertura das inscrições para contemplar candidatos beneficiados a partir da lei de cotas recém-publicada no país. Quem já foi beneficiado anteriormente, continua tendo direito ao benefício da isenção. A taxa é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$40,00 para o Subsequente.

As inscrições para o PSCT 2013 estão abertas até o dia 30 de novembro. Os candidatos que já estavam inscritos podem pedir alteração da inscrição para as vagas definidas na nova cota de critérios sociais e raciais, se atenderem ao que preconiza o edital. A mudança no edital do IFPB implica na inclusão de cotas para pretos, pardos e indígenas e também segundo a renda social.

Essas cotas estão dentro da reserva para egressos da rede pública que já era prevista no edital anterior do IFPB, mas que agora está sob outra divisão de vagas. Quem não se manifestar pela mudança, estará inscrito na ampla concorrência. Até quem já concorria na vaga prevista para escola pública, precisa se manifestar já que os percentuais foram alterados.

Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais. Para o técnico integrado, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, estão sendo disponibilizadas 1.246 vagas. Na EAD, são 400 vagas no curso técnico de Segurança do Trabalho.

A partir de 5 de dezembro, será publicada a lista dos inscritos no PSCT. A lista dos locais de prova deve sair a partir de 14 de dezembro. A prova será aplicada em 23 de dezembro. O gabarito deve sair até o dia 10 de janeiro e o resultado final no dia 4 de fevereiro.

O IFPB oferta 3.174 vagas distribuídas em 61 cursos, em Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa e Princesa Isabel. A instituição reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência. Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária. A inscrição é feita on-line.

Os cursos são Secretariado, Contabilidade, Geologia, Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária, Agroindústria e Segurança do Trabalho.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França - programador visual do IFPB