Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pedido de isenção da taxa do PSCT 2012 é prorrogado
19/09/2011 às 16h00

Pedido de isenção da taxa do PSCT 2012 é prorrogado

A instituição decidiu prorrogar o prazo até dia 30 de setembro. Inscrição para as 2534 vagas ainda prossegue até dia 21 de outubro Confira quem pode ter direito ao benefício da gratuidade no valor da inscrição

Pedido de isenção da taxa do PSCT 2012 é prorrogado

Cartaz do PSCT 2012

Um novo prazo foi concedido para os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) do IFPB. O prazo que vencia nessa sexta, 23 de setembro, agora foi prorrogado por mais uma semana, ou seja, se encerra no dia 30 de setembro. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba oferta no PSCT 1.206 vagas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1.328 para o Ensino Técnico Subseqüente (pós-médio). O candidato interessado na isenção deve entregar a documentação solicitada no edital no campus para o qual pretende estudar.

As vagas estão distribuídas nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50 para o curso integrado ao ensino médio e R$ 40 para o técnico subseqüente. Para ter direito ao benefício de isenção dessa despesa, é preciso documentar que se encaixa em alguma das situações em que o benefício é concedido, conforme o edital que pode ser lido no site www.ifpb.edu.br/concurso, mesmo link da inscrição on-line. Os formulários que devem ser entregues junto com a documentação estão disponibilizados também na página da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) no site do IFPB, clique aqui para acessar.

Os candidatos podem solicitar a isenção nas seguintes condições: cursou ou estar cursando toda a segunda fase do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na Rede Pública, em escolas filantrópicas ou comunitárias ou como bolsista na rede particular; receber Bolsa Família e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda ter renda familiar mensal (bruta) igual ou inferior a R$ 1.395.

A lista de quem teve direito à isenção deve ser publicada até o dia 10 de outubro. Quem não tiver o pedido aceito, ainda pode realizar a inscrição, mediante o pagamento da taxa, já que as inscrições se encerram no dia 21 de outubro. As provas serão realizadas no dia 4 de dezembro, das 8h às 12h.

Há cursos de Meio Ambiente, Pesca, Edificações, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Informática, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Agroindústria, Agropecuária, Petróleo e Gás, Contabilidade, Controle Ambiental, Instrumento Musical.

O IFPB reserva 5% das vagas de cada curso para pessoas com deficiência. Também há cota de 50% das vagas do Ensino Técnico Integrado ao Médio para quem veio da rede pública de ensino. No campus de Sousa, há ainda a reserva de 20 % das vagas para quem é oriundo de áreas de assentamento da Reforma Agrária. O resultado de quem está inscrito ou não nessas cotas, a depender da documentação que foi protocolada pelo candidato, deve acontecer a partir de 10 de outubro.

Texto: Ana Carolina Abiahy – Jornalista do IFPB (republicado devido à prorrogação do prazo)

Imagem: Pablo França - Programador Visual do IFPB