Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições abertas para os cursos do Pronatec oferecidos pelo IFPB
20/03/2012 às 11h53

Inscrições abertas para os cursos do Pronatec oferecidos pelo IFPB

Estudantes de escolas públicas podem se inscrever nos cursos ofertados pelo IFPB até o dia 30 de março

O IFPB dá início no próximo mês às aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições estão sendo efetuadas no período de 19 a 30 de março, na Pró-reitoria de Extensão, situada na Av. Trincheiras, 275, no horário das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Nesta primeira etapa, 140 vagas estão sendo oferecidas para alunos de escolas públicas em 06 diferentes cursos. É necessário apresentar, no ato da inscrição, o histórico escolar, comprovante de residência, RG e CPF. Podem se inscrever também alunos de escolas particulares que tenham bolsa integral.

Os cursos ofertados pelo IFPB funcionarão nos turnos manhã, tarde e noite, de acordo com a tabela abaixo. Há cursos do eixo temático de gestão e negócios, infra-estrutura, informação e comunicação e produção cultural e design.

Curso Turno Vagas Pré-Requisito Previsão de Início
AUXILIAR ADMINISTRATIVO NOITE 40 VAGAS Ensino Médio Incompleto 17/04
ELETRICISTA MANHÃ 20 VAGAS Ensino Fundamental Incompleto 23/04
ELETRICISTA TARDE 20 VAGAS Ensino Fundamental Incompleto 23/04
PROGRAMADOR DE SISTEMAS NOITE 20 VAGAS Ensino Médio Completo 30/04
LOCUTOR E APRESENTADOR MANHÃ 20 VAGAS Ensino médio completo Segundo semestre
OPERADOR DE ÁUDIO MANHÃ 20 VAGAS Ensino Fundamental Incompleto 30/04

De acordo com a Coordenadora do Pronatec no IFPB, Professora Marileuza Fernandes, o instituto está estudando novos cursos para serem oferecidos no segundo semestre, a exemplo de cursos concomitantes e de formação inicial e continuada que atendam a demandas da comunidade.

“A expectativa para o início das aulas é grande e o IFPB vêm se preparando desde o ano passado para a execução dos cursos”, afirma Marileuza. Através do Pronatec, o IFPB visa contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego. “E além disso, buscamos expandir os horizontes dos estudantes, estimulando-os à qualificação. As vagas no mercado de trabalho existem, mas precisamos de pessoas preparadas para assumi-las”, completa Marileuza.

Após o término dos cursos, há a possibilidade dos concluintes do Pronatec serem encaminhados para o mercado de trabalho. “No entanto, a equipe gestora ainda está estudando como poderá ser viabilizada essa parceria com as empresas e órgãos para a definição de possíveis convênios”, finalizou Marileuza.

O Pronatec é um programa do Governo Federal e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira em situação de vulnerabilidade. Mais informações para contato na Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, 2107-4313.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom