mapa_mec
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB vai sediar evento pioneiro no Nordeste em Segurança da Informação
27/12/2011 às 14h54

IFPB vai sediar evento pioneiro no Nordeste em Segurança da Informação

Owasp Paraíba Day terá palestras com nomes de peso na infosegurança para aplicativos

Estudantes e profissionais que se dedicam a área de Segurança da Informação podem agendar para o dia 20 de janeiro um compromisso importante: o OWASP Paraíba Day. O evento organizado pela regional paraibana da Open Web Application Security Project (OWASP) será realizado no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, de 8h às 18h, no Auditório José Marques. A OWASP é organização internacional, sem fins lucrativos, voltada para a melhoria da segurança em aplicações.

O organizador do evento é Magno Rodrigues, Líder do Capítulo da OWASP Paraíba, e formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo IFPB. Ele destaca que as inscrições online já estão abertas na página oficial do evento https://www.owasp.org/index.php/OWASP_Paraiba_Day_2012. No IFPB, o evento tem o apoio da Coordenação do curso de TSI, da empresa junior Unisigma e do Núcleo de Comunicação Digital. A maioria das palestras está confirmada com nomes relevantes na área de segurança para aplicativos na web, que é a principal temática do evento.

As palestras confirmadas são sobre OWASP: Quem somos e o que fazemos?, com Magno Rodrigues, da OWASP; Análise de vulnerabilidades web em ambiente corporativo, com Alexandre Villas, do HSBC GlT; Segurança em Dispositivos Móveis, com Wagner Elias, da Conviso; Segurança em Cloud Computing, com Rodrigo Assad, do C.E.S.A.R; Técnicas de Desenvolvimento Seguro para Web, com Maurício Linhares, da Office Drop; o Ciclo do Software Inseguro, com Rodrigo Jorge, da Qualitek; Serviços de um CSIRT - Computer Security Incident Response Teams, com Daniel Araújo Melo, do SERPRO.

Magno (Logan) Rodrigues, que fez um curso de Forense Computacional em Nova York, destaca que o evento é pioneiro no Nordeste pela temática que envolve segurança de aplicativos. Ele diz que o grupo da OWASP na Paraíba tem 50 filiados que estão organizando um evento internacional de quatro dias, para o segundo semestre de 2012, que deve ter também minicursos.

Quem quiser submeter trabalho para o OWASP Paraíba Day, ainda pode ter a palestra incluída no evento. Mas, a data de submissão vence nessa sexta-feira, 30 de dezembro e o resultado da avaliação dos trabalhos sai no dia 6 de janeiro. Os temas podem ser: Modelagem de ameaças em aplicações; Riscos de Negócio em Segurança de aplicações; Aplicações de Revisões de Código; Métricas Aplicadas a Segurança de Aplicações; Ferramentas e Projetos do OWASP; Tópicos de Privacidade em Aplicações e Armazenamento de Dados; Práticas de Programação Segura; Programas de Segurança para todo o Ciclo de Vida de aplicações; Tópicos de Segurança para tecnologias específicas (AJAX, XML, Flash, etc) (AJAX, XML, etc); Controles de Segurança para aplicações Web; Testes de Segurança de aplicações Web ou ainda Segurança de Web Services ou XML.

Os estudantes, professores e técnicos do IFPB não pagam inscrição no evento. Mas todos os participantes estão sendo convocados a doarem um quilo de alimento não-perecível a ser repassado para uma instituição de caridade. Os estudantes de outras instituições pagam R$ 25 de inscrição e os profissionais desembolsam R$ 50. O organizador ressalta que os patrocinadores devem sortear brindes durante o evento e material será distribuído na ocasião.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB