Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB realizou primeira formatura do Programa Mulheres Mil
02/02/2012 às 15h19

IFPB realizou primeira formatura do Programa Mulheres Mil

34 mulheres concluíram o curso, de Qualificação Profissional Básica em Recursos Pesqueiros e Artesanato.

A tão sonhada formatura chegou para a primeira turma do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A festa aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, no auditório José Marques, do Campus João Pessoa.

Concluíram o curso, de Qualificação Profissional Básica em Recursos Pesqueiros e Artesanato – Processamento do Pescado, Arte em Pesca e Artesanato com Resíduos da Pesca, 34 moradoras das comunidades São Lourenço e Casa Branca, região ribeirinha do município de Bayeux.

Estiveram presentes a cerimônia várias autoridades, entre elas a Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Maria Aparecida Ramos Meneses, e a Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba, Gilberta Santos. Ambas representaram o Governador do Estado, Ricardo Coutinho, e compuseram a mesa da solenidade.

Também integraram a mesa o Reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira, o Diretor-Geral do Campus João Pessoa, professor Joabson Nogueira, a Pró-Reitora de Extensão, professora Edelcides Gondim, e a coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus João Pessoa, professora Eudna Maria Barbosa.

Como oradora da turma, a concluinte, Juliana Andréa Oliveira, relembrou as colegas os momentos que passaram juntas desde 2008. “Saímos de uma situação de vulnerabilidade social para o mundo do conhecimento. Aqui não é o fim de nossas jornadas, mas apenas o começo”.

Representando os professores que passaram pelo Programa nos últimos quatro anos, a professora Maria Lúcia Ribeiro foi homenageada pelas alunas. “Agradeço pela oportunidade que tive de participar desses momentos de troca, porque não foram só vocês que aprenderam comigo, eu aprendi muito com vocês. Estou muito feliz de ter dado minha contribuição pessoal e profissional a essas mulheres maravilhosas”, falou emocionada a professora.

A Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana do Governo da Paraíba, a professora Gilberta Santos, em seu discurso parabenizou a todas as concluintes pela conquista e ao IFPB por ter abraçado o programa. Já a Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Maria Aparecida Ramos Meneses enfatizou que a solenidade não era apenas uma mera entrega de diplomas. “O grande saldo desses quatro anos é a certeza absoluta de que o mundo se abriu para cada uma de vocês. E esse mundo é para todos independente de cor, gênero, condições físicas e financeiras”.

“Tivemos muito orgulho de tê-las como alunas. Aprendemos bastante com vocês, não só pela oportunidade de acesso a novas tecnologias da educação profissional, mas pelo convívio do dia-a-dia. Nossa casa continurá aberta a todas vocês”. Com essas palavras o Diretor-Geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira, ressaltou a importância da participação de cada aluna. Em nome do Campus, ele agradeceu aos professores e coordenadoras que passaram pelo Programa Mulheres Mil durante os quatro anos de duração do curso.

Finalizando a solenidade, o Reitor, professor João Batista de Oliveira, encerrou a cerimônia agradecendo e incentivando as alunas a continuarem na caminhada do saber. “Vocês não sabem o quanto nos ensinaram com a simplicidade de vocês, que nos fez entender que a escola, instituto ou universidade tem o papel de promover sonhos. Hoje não é o término da jornada, é apenas o princípio. Agradeço a todas pela convivência”.

foto 1 foto 2 foto 3

foto 4 foto 5  foto 9