IFPB firma convênio de cooperação internacional com Universidade do Porto
Alunos, professores e servidores técnico-administrativos poderão realizar programas de mobilidade acadêmica em Portugal
O Instituto Federal de Educação da Paraíba assinou, nesta última semana, um convênio de cooperação internacional com a Universidade do Porto, em Portugal. A informação é da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER), através da coordenadora Verônica Edmundson.
O convênio foi levado ao Reitor da universidade portuguesa através do professor Jefferson Costa e Silva, que participou de um evento na Faculdade de Engenharia, o FEUP Mobility Network, entre os dias 21 e 25 de novembro.
De acordo com a Coordenadora para Assuntos e Projetos Internacionais, professora Verônica Edmundson, também foi assinado um termo aditivo do convênio com a Universidade do Porto para a Faculdade de Letras e está sendo negociado outro com a Faculdade de Engenharia. Segundo Verônica, exisitu um convênio com a Universidade do Porto, de 2007 a 2010. Porém em 2010, ao assumir a Assessoria, ele havia expirado e só no ultimo semestre é que as negociações foram retomadas.
Com o convênio firmado, alunos, professores e servidores técnico-administrativos poderão ser beneficiados com a mobilidade acadêmica. “Há todo um procedimento a ser seguido para se firmar um convênio”, explica Verônica.
Inicialmente é necessário um contato prévio do professor ou do pesquisador com a universidade de interesse, em seguida, entra o papel das assessorias internacionais para que seja formalizado o convênio. “Para isso é necessário que os pesquisadores participem de eventos no exterior e iniciem uma rede de relacionamento”, avalia Verônica.
Além do convênio com a Universidade do Porto, há outros dois para serem assinados junto com Colleges Canadenses.
*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB







