Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Divulgado edital com normas da Certificação e Proficiência com base no Enem
14/01/2013 às 18h48

Divulgado edital com normas da Certificação e Proficiência com base no Enem

Documento pode ser solicitado nos campi do IFPB. Confira o que é exigido para protocolar o pedido

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou edital de orientação para os interessados em requerer Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). Para ter acesso ao documentos que regem o processo acesse esse link da Pró-Reitoria de Ensino.

O documento só pode ser solicitado por aqueles que na data da prova do Enem 2012 tivessem completado 18 anos de idade. É preciso observar a pontuação exigida para alcançar o documento de certificação. Quem deseja obter declaração em proficiência na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias precisa ter obtido ao menos 500 pontos na Redação do Exame.

A solicitação deve ser feita no Protocolo do IFPB em seus campi, distribuídos em 10 cidades paraibanas. Na ocasião, é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos autenticados, ou levar a original para conferência, mas acompanhado das cópias. Seguem os documentos pedidos:

a) Cópia impressa do Boletim Individual de Resultados do ENEM 2012;

b) Certidão de Nascimento ou Casamento;

c) Cadastro de Pessoa Física – CPF;

d) Documento Oficial de Identidade com foto;

e) Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral;

f) Comprovante de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino;

g) Declaração de que o candidato não concluiu o Ensino Médio.

No edital que rege o processo, também estão os anexos das declarações que são necessárias aos solicitantes. O IFPB se compromete a entregar o documento em 30 dias úteis, isso se toda a documentação conferir com aquilo que é exigido pela legislação em vigor, respeitando o acordo da instituição com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que rege o processo do Enem no país.

Os estudantes de Cursos Técnicos Integrados do IFPB, em qualquer modalidade, que solicitarem Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM 2012, não poderão realizar aproveitamento de estudos para os cursos em que estão matriculados.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB