Alunos do IFPB são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Dois estudantes conseguiram medalha de prata, três alunos conquistaram a de bronze e outros 13 obtiveram menção honrosa.
Os alunos do IFPB tiveram ótima participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dois estudantes conseguiram medalha de prata, três alunos conquistaram a de bronze e outros 13 obtiveram menção honrosa. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba participa das provas no Nível 3, direcionada ao Ensino Médio. O professor Ambrosio Elias Araujo Pontes, do Campus João Pessoa do IFPB também será um dos homenageados, com uma placa e coleção de livros.
A medalha de prata foi conquistada por Camila Paulino Marques do Campus Campina Grande e Lucas Araujo Santos, de João Pessoa. As medalhas de bronze ficaram com o aluno Matheus de Araujo Cavalcante, de Campina Grande, e as alunas Nathalia de Morais Dias Campos e Ariane Marina de A. Teixeira, do Campus João Pessoa.
Na menção honrosa, são homenageados os alunos do Campus de Cajazeiras: Davi Ferreira Leite, Daniel Lira de Lima, Antonio Ferreira Junior e Vinicius da Silva Ribeiro. Além dos alunos do Campus da Capital: Diego da Silva Amorim, Rafael de Souza Mendonça, Fernanda Carneiro da Cunha Barros, Kelson Gomes Santana, Jose Anderson Silva dos Santos, Micael Andrade Souza e Gabriel Rodrigues Macedo A Silva. Bem os como de Campina Grande: Luan Ferreira dos Reis, Bruno Kelvin Custodio Matias e Matheus Rodrigues Marques de Lima.
Os alunos do IFPB devem participar de uma cerimônia na instituição para receber as medalhas, como acontece a cada ano, já que é tradição a positiva participação dos alunos. Em todo o país, mais de 19 milhões de estudantes participaram dessa edição da Olimpíada. No IFPB, 80 alunos tinham se classificado para essa última etapa e aguardavam o resultado. Em Campus Campina Grande, foram 30 alunos selecionados, em João Pessoa, foram 20 alunos, em Cajazeiras foram 15, em Sousa também foram 15. No Brasil inteiro, a Obmep vai distribuir 502 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.802 de bronze. Outros 30.041 alunos receberão menção honrosa.
O Ministério da Ciência e Tecnologia, promotor da competição em parceria com o Ministério da Educação, divulgou o resultado nessa quinta-feira. A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A lista dos nomes pode ser vista no site http://premiacao.obmep.org.br/2010/mapa_premiacao_content.htm
Os medalhistas e os que recebem menção honrosa têm direito a participar do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr), tendo aulas de Matemática durante 12 meses com grandes nomes da área e conteúdo diferenciado. Eles podem receber uma bolsa do CNPq se continuarem estudando em escola pública no ano de 2011 e primeiro trimestre de 2012 e participando regularmente do PIC.
De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, 130 mil professores trabalharam este ano como voluntários na aplicação das provas e 44,7 mil escolas públicas cederam espaço para receber os alunos. Os 3.204 medalhistas provêm de 939 municípios e 82 estudam em escolas públicas rurais. Entre os ganhadores de medalhas, 16 são tetracampeões e cinco, pentacampeões. A Olimpíada é realizada desde 2005.
Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB







