Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2014 02 Proext prorroga inscrição para bolsas e programas de extensão
27/02/2014 às 17h13

Proext prorroga inscrição para bolsas e programas de extensão

Interessados podem enviar propostas até 3 de abril

A Pró–Reitoria de Extensão (Proext) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) prorrogou o prazo de inscrição para o Programa Institucional de Bolsas (Probext) envolvendo projetos e programas extensionistas. Os interessados têm mais um mês para se inscrever, pois a data limite passou para 3 de abril. Com a alteração, as bolsas passam a vigorar de maio desse ano a janeiro de 2015.

Nesse ano, o acesso aos editais e a inscrição é feita exclusivamente através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). De acordo com o Diretor de Extensão, Guilherme Marconi de Brito, a adoção do Suap pela primeira vez tem gerado dúvidas nos interessados e por isso o prazo foi prorrogado.

O acesso é pelo link http://suap.ifpb.edu.br e é preciso estar logado com o e-mail institucional e sua respectiva senha. Na entrada, na área Projetos de Extensão, clicando em “cadastrar projeto”, o interessado é direcionado aos dois editais Probext e os anexos que são pertinentes. Ao clicar nos editais, já verá os arquivos retificados com o novo cronograma.

A extensão tem o papel de promover relações estreitas entre a comunidade e a instituição de ensino, atuando para o desenvolvimento das potencialidades regionais. A Proext orienta que os proponentes façam um estudo do público-alvo, tentando quantificar o alcance nas pessoas com as ações a serem empreendidas, estimulando a inclusão social.

O valor da bolsa é de R$500 pra servidores e de R$ 350 pra estudantes. A seleção é feita pela Coordenação de Extensão de cada campus, que pode ser acionada para esclarecer dúvidas sobre a inscrição via Suap. Os critérios e a pontuação estão bem definidos nos dois editais. A divulgação dos resultados está previstas para 2 de maio.

A equipe do Projeto deverá ser composta por um coordenador (docente ou técnico administrativo do IFPB), um discente bolsista do IFPB e até três voluntários (internos ou externos). O Edital disponibiliza 73 bolsas para servidor e 73 para estudantes. O documento detalha a quantidade para cada campus e para a Reitoria.  Há ainda uma taxa de R$ 500 para custeios das atividades.

No Probext Programa, são inscritos até três projetos, de caráter multidisciplinar, articulados para um fim comum. A equipe do Programa deverá ser composta por um coordenador (servidor) e, para cada Projeto vinculado, um discente bolsista do IFPB e até três voluntários.

Estão previstos recursos para um Programa em cada um dos 10 campi e no Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM). Assim sendo, são 11 bolsas para servidores e 33 para estudantes. A taxa de bancada é de R$ 1.000 para cada Programa, descentralizado a partir da seleção.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB