Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Pesquisa > Pasta Como Fazer > Como Submeter Projetos de Pesquisa

Como Submeter Projetos de Pesquisa

O que é?

Passo a passo para submissão de projetos de pesquisa em quaisquer programas (CNPq, internos ao IFPB, etc.).

Quem pode submeter?

O coordenador do projeto.

Etapas para a realização da submissão:


1. Acesse o endereço suap.ifpb.edu.br e informe sua matrícula institucional e senha:

2. Na coluna à esquerda, clique na opção “Pesquisa” -> “Projetos” -> “Submeter Projetos”:

3. Primeiramente, baixe e leia atentamente todo o Edital e os anexos.

4. Em seguida clique em “Adicionar Projeto” no Edital do programa no qual você deseja submeter seu projeto:

5. Preencha os campos de “Título do projeto”; “Início da Execução” com a data em que a inscrição está sendo realizada; e “Término da Execução” com a data de término da vigência do programa; selecione a “Área de Conhecimento” pertinente e em “Resumo” digite a modalidade da competição:

6. Preencha os demais dados do projeto e clique em “Salvar”:

7. Clique na guia “Equipe” e depois adicione o(s) discente(s) (Voluntário/Bolsista):

Nota: Para poder adicionar um colaborador, o Pesquisador deve solicitar à Coordenação de Pesquisa do Campus, o cadastro do mesmo no SUAP, e depois clicar em "Adicionar Servidor" ao lado do botão "Adicionar Aluno", e selecione o papel de colaborador:

8. Para anexar os documentos comprobatórios solicitados no Edital, clique nos botões “Gerenciamento” > "Gerenciar anexos", do Coordenador do projeto:

8. Clique em “Atualizar Anexo” para enviar os documentos requisitados para validação da inscrição e, depois de ter carregado os arquivos, clique em “Retornar ao Projeto”. Nota: No caso de existir mais de um documento do mesmo tipo, ex: dois termos de compromissos, esses documentos devem ser agrupados em um único arquivo.

10. Clique na aba “Metas/Objetivos Específicos” e informe as metas do projeto.

11. Clique na aba “Plano de Aplicação” e depois em “Adicionar memória de cálculo”.

12. Certifique-se de que todos os documentos requisitados foram anexados com sucesso e então clique em “Enviar Projeto”.

Pronto! Sua inscrição terá sido realizada.


Outras Informações: O sistema SUAP está sendo customizado. Em razão disso, pedimos que quaisquer erros porventura detectados, sejam comunicados por meio do e-mail .