Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > IFPB prorroga suspensão de atividades presenciais até 30 de abril > 03 > Teatro do Oprimido fez atividade do Dia Internacional da Mulher

Teatro do Oprimido fez atividade do Dia Internacional da Mulher

As ações foram desenvolvidas alusivas ao dia 08 de março
por publicado: 13/03/2020 14h44 última modificação: 16/03/2020 08h59

O Teatro do Oprimido foi a metodologia escolhida pelo Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade - NECCOM, do IFPB / Campus Princesa Isabel para discutir a questão de gênero durante as atividades realizadas na semana do dia Internacional da Mulher.

Apresentada na noite do dia 10 de março a peça, Conflitos em desejos, contou com a participação de integragrantes dos grupos de dança Nova Geração e Soundclash que participaram da capacitação sobre Teatro do Oprimido promovida pelo Neccom em fevereiro deste ano, ministrada por Flávio José Rocha da Silva.

De acordo com a professora de Artes - Maria Leopoldina: "O Teatro do Oprimido convida a plateia  para resolver o problema apresentado na peça. Os estudantes e professores deixaram o papel de espectadores e se envolveram na resolução do conflito apresentado, o marido não permitia que a mulher estudasse e que a filha jogasse futebol".

Para encerrar as atividades do mês de março, o Neccom promoverá, ainda, no dia 31 de março, o I Festival da Mulher do Campus Princesa Isabel - Junt@s somos mais fortes, onde os estudantes irão apresentar produções artísticas nas áreas de música, fotografia, artes plásticas, dança, poesia, audiovisual e teatro.

Teatro do Oprimido (TO) – é um método teatral baseado em exercícios e jogos, criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade por meio do diálogo e do teatro. O TO traz, ainda, uma metodologia de preparação do ator, pois para Boal todas as pessoas podem atuar como atores e atrizes. As montagens teatrais sempre têm interação com o público no TO, pois os problemas expostos durante encenação devem ser resolvidos no final da peça.