Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2018 > 03 > Tecnologia Social ajudará pequenos produtores rurais no Sertão Paraibano

Noticia

Tecnologia Social ajudará pequenos produtores rurais no Sertão Paraibano

Sistema de automação contribuirá com uma boa economia na hora da irrigação na Comunidade de Araras - Tavares/PB
por publicado: 05/03/2018 22h12 última modificação: 05/03/2018 22h12

Em Parceria com a EMATER/PB, os professores Carlos Sobrinho, Karoline Campos e Vinícius Campos visitaram a propriedade do Sr. Luis na manhã do dia 28/02, localizada na comunidade Araras em Tavares-PB, a proposta é entender os anseios da comunidade e propor alternativas sustentáveis através de tecnologias sociais que contribuam com o desenvolvimento da região, aumento da qualidade de vida dos moradores e a maior participação do IFPB (alunos e servidores) na elaboração de estratégias, ações e mecanismos para minimizar os desafios sociais.  

Na oportunidade foi diagnóstica a problemática envolvendo a  Irrigação de Plantio, sendo proposto pelos professores à implantação de um sistema automatizado para o acionamento e desligamento no momento da Irrigação, o que evitará sobrecarga de trabalho do agricultor e o desperdício de água em uma região tão carente desse recurso.

A tecnologia proposta pelos professores do campus, de acordo com o Sr. Luis: "É uma alternativa que melhorará o seu dia a dia na plantação e na colheita, e poderá ajudar outros pequenos produtores rurais na região da Serra do Teixeira - PB"

registrado em: