Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2017 > 10 > Campus Princesa Isabel realiza aula inaugural do curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental de Municípios

Evento foi realizado no dia 03 de outubro
por publicado: 16/10/2017 09h49 última modificação: 17/10/2017 08h22

Na tarde do dia 03 de outubro, aconteceu no IFPB Campus Princesa Isabel a aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental de Municípios. A cerimônia contou com a presença do diretor geral do campus, Joselito Eulâmpio da Nóbrega, e do coordenador e professor do curso de pós-graduação, Clayton Albuquerque, além de outros profissionais entre técnicos e docentes que registraram presença nesse momento marcante na história do Instituto Federal da Paraíba.

As falas dos presentes foram marcadas por grande emoção. O diretor geral enfatizou que o IFPB Campus Princesa Isabel é pioneiro na cidade na oferta de um curso de pós-graduação, e que isso é um grande marco histórico para a instituição e para a região de modo geral, destacou também a presença dos alunos egressos que cursaram anteriormente o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, e agora retornam à instituição para uma pós-graduação.

A discente do curso de pós-graduação Maria Marta Ferreira de Andrade, que anteriormente cursou aqui no campus o curso de TGA (Tecnologia em Gestão Ambiental), em entrevista concedida à equipe IF News PI, destacou o quão esse momento é importante também para a sua formação acadêmica e profissional: “A minha expectativa é a melhor possível. Eu estou aproveitando ao máximo essa oportunidade que estou tendo de ingressar em um curso de pós-graduação aqui no IFPB Campus Princesa Isabel”. A aluna, que foi uma das pioneiras no curso de TGA, pontuou ainda que o Campus vem trazendo novos empregos e oportunidades de estudos aos moradores de Princesa Isabel, não sendo mais necessário o deslocamento para outras cidades.

Já Naiara Dayane Gomes de Medeiros, de Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco, falou da sua expectativa em poder atender melhor os municípios através de sua empresa na área de Gestão Ambiental, destacando assim a importância de estar cursando a especialização.

A aula inaugural teve dois momentos: o primeiro foi direcionado à apresentação da equipe gestora do campus e a esclarecimentos acerca do regimento do curso, posteriormente, os calouros foram conhecer as instalações, tais como os laboratórios, bibliotecas e salas de aula.

O coordenador Clayton Albuquerque conta-nos que o curso de pós-graduação vem a contemplar uma ideia que existia já há alguns anos. Sobre um dos objetivos da especialização, o professor espera que “venha a contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais que atuam nas diversas cidades, não só na cidade de Princesa Isabel, mas nas diversas cidades que integram a Serra do Teixeira.” Tal fato “vem a dar uma visibilidade e tornar o campus Princesa Isabel referência em oferecer um curso que seja a nível de pós-graduação, numa instituição federal para contribuir com a formação profissional dos trabalhadores da região”. O número de inscrições para realizar o curso de pós-graduação foi considerável: um total de 72 inscrições para ocupar 30 vagas disponíveis. As aulas da pós-graduação tiveram início no dia 05 de outubro.

O IFPB Princesa Isabel oferta ainda outros cursos na mesma área, a exemplo do curso superior Tecnologia em Gestão Ambiental e do Médio Integrado em Controle Ambiental. Cada vez mais a instituição vem trazendo uma educação de qualidade pensando nas reais necessidades da região e mostrando que é possível mudar a realidade através da educação!

Por Equipe IF NEWS Princesa Isabel

Alunos-repórteres: